
A ambulância da Cruz Vermelha em Moçambique
Dec 27, 2018 | Chapters, Publications

A ambulância da Cruz Vermelha em Moçambique (1916-1918) [The Red Cross ambulance in Mozambique (1916-1918)]
- Helena da Silva
- Phármakon: Do Combate da Enfermidade à Invenção da Imortalidade [Phármakon: From Fighting Illness to Inventing Immortality]
- Carolina Esteves Soares, Carolina Rufino, Francisco Isaac and José Malheiro Magalhães
- 2018
- Porto: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
- Language: Portuguese
- ISBN: 978‑989‑8970‑07‑7
- 251-263
Excerpt:
Socorrer os militares em tempo de guerra, em colaboração com os serviços militares de saúde, foi sempre uma das funções definida nos estatutos da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha, que em 1887 sucedeu à anterior «Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos em tempo de Guerra», criada em 1865. Seguindo este princípio, a Cruz Vermelha Portuguesa colaborou com as forças militares em Moçambique nos cuidados aos soldados feridos e doentes. Uma das várias acções desenvolvidas pela instituição prendeu‑se com a criação de uma ambulância da parte da Delegação de Lourenço Marques. Convém salientar que uma ambulância, no contexto da Grande Guerra, não era mais do que um hospital de campanha, que como tinha grande mobilidade podia acompanhar a progressão das tropas no terreno, como aliás iremos constatar.
About the book:
Ao longo de três dias, 26, 27 e 28 de Outubro de 2016, ocorreu a 1.ª edição do Congresso de História das Ciências da Saúde PHÁRMAKON: Do combate da enfermidade à invenção da imortalidade, no Museu da Farmácia de Lisboa. O congresso foi promovido pelo Instituto Prometheus que coordenou os trabalhos que se desenvolveram em parceria com a CIDH – Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e da Globalização – da Universidade Aberta, o CITCEM, o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, o Museu da Farmácia e o IECC‑PMA – Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, entre outras entidades associadas. Durante esses três dias, juntaram‑se no Museu da Farmácia mais de cinquenta oradores, nacionais e internacionais, que deambularam pela evolução do conceito de saúde desde a pré‑história até aos nossos dias.
Other publications
Search
Events
setembro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Não Existem Eventos
News
IHC at the European Researchers’ Night in Évora
Sep 18, 2026
25 September, 1.º de Maio Square, from 5 to 10PM
IHC renews its governing bodies and coordination teams
Sep 15, 2026
Rui Lopes is the new President of the Board of Directors
PHONLAB gives rise to a permanent exhibition at the University of Coimbra
Sep 10, 2026
‘Armando de Lacerda Wing’ opens on 17 September
CONTACTS
WORKING HOURS




























































































































