
Engenheiros e católicos como arautos do desenvolvimento industrial
Aug 25, 2020 | Chapters, Publications

Engenheiros e católicos como arautos do desenvolvimento industrial no Portugal do Estado Novo (1945-1974) [Engineers and Catholics as heralds of industrial development in Portugal during Estado Novo (1945-1974)]
- Ana Carina Azevedo
- História Biográfica e Intelectual da Ciência e da Tecnologia: Atores, Ideias e Identidades [Biografical and Intelectual History of Science and Tecnology: Actors, Ideas, and Identities]
- Tiago Brandão (Org.)
- 2020
- Lisbon: Instituto de História Contemporânea | Colecção E-IHC
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8956-19-4
- 193-214 p.
Excerpt:
O desenvolvimento industrial português, iniciado após o final da Segunda Guerra Mundial, resulta, em grande medida, do voluntarismo de um grupo de indivíduos conotados com a corrente industrialista do regime. Estes entendiam a indústria como o motor do desenvolvimento económico, compreendendo a imprescindibilidade do seu crescimento face aos desafios que o País era impelido a enfrentar na conjuntura do novo mundo saído da guerra. Respeitando as estruturas e a ordem do Estado Novo, estes indivíduos tentariam alterar as lógicas e os conceitos relativos à industrialização desejada pelo regime, fomentando uma renovação do tecido industrial, das suas técnicas e métodos de trabalho e das formas de utilização da mão-de-obra.
About the book:
Este livro de contributos vários percorre século e meio de ideias e autores, por via de uma aproximação biográfica, metodologia comum a todos os colaboradores, em que é possível termos assim uma medida interessante dos temas e desafios que condicionaram a implantação da modernidade científica (e técnica) em Portugal.
Other Publications
Search
Events
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
José Pedro Castanheira's new book, about the political police of the Estado Novo during Salazar's rule, will be launched at the Camões Secondary School in Lisbon,
Ver mais
Detalhes do Evento
José Pedro Castanheira‘s new book, about the political police of the Estado Novo during Salazar’s rule, will be launched at the Camões Secondary School in Lisbon, with a presentation by Irene Flunser Pimentel and Jacinto Godinho.
Histórias da PIDE
Quando o Salazar mandava. Volume 1
Em 1965, o General Humberto Delgado, inimigo público número 1 de Salazar, foi assassinado perto de Badajoz por uma brigada da PIDE. A chefiá‑la estava Rosa Casaco, que, fugido do país a seguir ao 25 de Abril de 1974, viria a ser condenado a oito anos de prisão e a tornar‑se, após uma entrevista incluída neste livro, um dos rostos mais emblemáticos desta força policial.
Sólido e temido bastião do Estado Novo, ninguém escapava ao raio de ação da PIDE: nem Calouste Gulbenkian, o homem mais rico do mundo, que foi preso em 1942; nem o ex‑Presidente da República Marechal Craveiro Lopes, vítima de chantagem de carácter sexual; nem sequer o bispo D. Eurico Dias Nogueira, submetido a constante vigilância, com cartas interceptadas até para o Vaticano e para o próprio Salazar.
Estas são algumas das Histórias da PIDE que José Pedro Castanheira investigou ao longo dos anos para o Expresso, todas reportando neste volume ao período de Salazar. O segundo volume incidirá sobre a época de Marcello Caetano.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Tinda da China and Camões Secondary School
News
IHC at FCSH Research and Innovation Day
Nov 6, 2025
FCSH will celebrate its Research and Innovation Day with the theme ‘Research on Track’
Mélanie Toulhoat contributes to a University of Geneva project
Oct 30, 2025
Mélanie Toulhoat was invited to join the DEGESUD team — Decentering the “sciences of childhood”
IHC is awarded eight new CEEC contracts from FCT
Oct 22, 2025
New research contracts: four in the Junior category and four in the Assistant category
CONTACTOS
HORÁRIO




























































































































