
Gabriel Victor do Monte Pereira
Mar 28, 2019 | Chapters, Publications

Gabriel Victor do Monte Pereira
- Ana Cristina Martins
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
- Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro & Raquel Henriques da Silva (Coords.)
- 2019
- Lisbon: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
- Language: Portuguese
- ISBN: 978‑989‑54405‑0‑4
- 236-238 p.
Excerpt:
Évora, 1847 – Lisboa, 1911
Bibliotecário, arquivista, bibliófilo, historiador, patrimonialista, publicista e escritor, Gabriel Pereira nasce em Évora, a 7 de março de 1847, na antiga Rua da Ladeira, na freguesia de Santo Antão, e falece em Lisboa, a 6 de dezembro de 1911 (Fig. 1). Filho de António Pereira da Silva, professor no Liceu de Évora, e de Luísa do Monte Pereira, de antiga família de lavradores locais, Gabriel Pereira ingressa na Escola Naval em Lisboa, após concluir os estudos primários e liceal em Évora. Abandona -a, porém, para frequentar a Escola Politécnica, que não conclui, estudando Paleografia na Torre do Tombo sem, no entanto, frequentar Letras.
About the book:
O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, acessível no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA—FCSH/NOVA), é um projeto em curso da linha de investigação Estudos de Museus. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA—FCSH/NOVA, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Esta delimitação temporal é meramente operativa e conjuntural: entendeu-se que é necessária maior distância cronológica para se estudar o impacto das ações e das contribuições teóricas e profissionais dos biografados que estão ainda em atividade ou deixaram de estar em tempos muito recentes. No entanto, considera-se que a continuação do projeto permitirá agendar a sua indispensável atualização
Other Publications
Search
Events
setembro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Detalhes do Evento
António José Ramos's thesis, "Tuberculose. Inovações Médico-Científicas e Representações Sociais em Portugal: da década de 80 do Século XIX à década de 40 do Século XX", on the history of
Ver mais
Detalhes do Evento
António José Ramos’s thesis, “Tuberculose. Inovações Médico-Científicas e Representações Sociais em Portugal: da década de 80 do Século XIX à década de 40 do Século XX”, on the history of the science advancements regarding tuberculosis in Portugal, will be defended in a public examination at the University of Évora.
Examiner panel:
Laurinda Abreu (Universidade de Évora) — President
Isabel Amaral (Universidade NOVA de Lisboa) — Member
Ângela Salgueiro (Universidade de Évora) — Member
Maria de Fátima Nunes (Universidade de Évora) — Supervisor
João Miguel Couto Duarte (Universidade Lusíada de Lisboa) — Member
João Rui Pita (Universidade de Coimbra) — Member
Tempo
(Terça-feira) 2:30 pm - 4:30 pm
Organizador
University of Évorauevora@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-803 Évora
News
IHC at the European Researchers’ Night in Évora
Sep 18, 2026
25 September, 1.º de Maio Square, from 5 to 10PM
IHC renews its governing bodies and coordination teams
Sep 15, 2026
Rui Lopes is the new President of the Board of Directors
PHONLAB gives rise to a permanent exhibition at the University of Coimbra
Sep 10, 2026
‘Armando de Lacerda Wing’ opens on 17 September
CONTACTS
WORKING HOURS




























































































































