
Salazar e os Fascismos
Apr 1, 2019 | Books, Publications

Salazar e os Fascismos [Salazar and Fascisms]
- Fernando Rosas
- 2019
- Lisbon: Tinta da China
- ISBN: 978‑989‑671‑484‑0
- Language: Portuguese
- 308 p.
O grande panorama da Europa fascista, visto à distância de décadas e à lupa do contexto histórico que a tornou possível. Um livro escorado no passado, mas que remete para o futuro político das sociedades ocidentais.
«O fascismo não cai do céu aos trambolhões. Não é um clube político fruto do ‘espírito do tempo’, ou uma ideia na moda. Não é um produto maléfico saído da psique perturbada de alguns chefes, não é a expressão de características específicas de certos povos ou etnias, em suma, não é uma aberração política e ideológica misteriosa que se abate inopinadamente, como uma pandemia, sobre o liberalismo oligárquico e as sociedades europeias do pós-Primeira Guerra Mundial. […] O grande cenário para a emergência dos fascismos na Europa é a crise do sistema liberal. […] É certo que a História nunca se repete na sua factualidade. O fascismo dos anos 20 e 30 também não. Os movimentos que, na segunda metade do século XX e no início do presente, o pretenderam mimetizar transformaram-se invariavelmente em grupos de actividades criminais ligados à violência racista, ao tráfico de armas ou de drogas; ou seja, repetem-se como farsa marginal e de delinquência, mas sem qualquer influência real na sociedade ou expressão política relevante. Não foi ali que a serpente pôs o ovo.»
Other Publications
Search
Events
agosto, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
A series of debates organised as part of the TRANSMAT project, the aim of which is to critically reflect on the colonial legacy in Portuguese museums.
Ver mais
Detalhes do Evento
A series of debates organised as part of the TRANSMAT project, the aim of which is to critically reflect on the colonial legacy in Portuguese museums.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Quarta sessão:
Anderson Antunes (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST)
Cristiana Bastos (ICS — Universidade de Lisboa)
David Felismino (Museu de Lisboa / ICOM Portugal)
Joana Nascimento (i2ADS — Universidade do Porto)
Mariana Pinto dos Santos (IHA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Nuno Silas (Artista e Curador)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — University of Évora and the Santos Rocha Municipal Museum
News
Práticas da História celebrates 10 years
Jul 24, 2025
The first issue of the journal was published in July 2015
José Neves joins the new FCSH Board
Jul 21, 2025
He was appointed Deputy Director for Planning and Infrastructures
Fourth edition of the Amílcar Cabral Prize
Jul 17, 2025
Applications are open until 30 September
CONTACTS
WORKING HOURS


