
Manuel Borges Grainha
Mar 28, 2019 | Chapters, Publications

Manuel Borges Grainha
- António Carrilho
- Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa
- Emília Ferreira, Joana d’Oliva Monteiro & Raquel Henriques da Silva (Coords.)
- 2019
- Lisbon: Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA
- Language: Portuguese
- ISBN: 978‑989‑54405‑0‑4
- 143-145 p.
Excerpt:
Covilhã, 1862 – Lisboa, 1925
Borges Grainha nasceu na Covilhã, a 14 de janeiro de 1862. Tendo-se mudado para Lisboa depois de romper com os estudos sacerdotais jesuíticos que o ocuparam até 1886, frequentou o Curso Superior de Letras, que concluiu em 1899. Dedicou -se então ao ensino, mas também à escrita pedagógica, jornalística e política. Simpatizante dos ideais republicanos, revelou-se um aceso anticlericalista e antijesuíta, publicando artigos desse teor na imprensa, caracteres que deixam perceber o porquê de ter sido o diretor e organizador do efémero Museu da Revolução (do 5 de outubro), criado em 1910, aberto ao público em 1 de janeiro de 1911 (Fig. 1) e destruído no âmbito da tentativa monárquica frustrada de derrubar a República, liderada por João de Azevedo Coutinho, na noite de 20 para 21 de outubro de 1913 (Portugal, 1993).
About the book:
O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, acessível no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA—FCSH/NOVA), é um projeto em curso da linha de investigação Estudos de Museus. Como objetivo fundamental, propõe-se facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa, atuantes em diferentes tipologias científicas. Visa contribuir, também, para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da museologia. Inscrita na tipologia de iha-seed-projects (micro-projetos), uma das linhas estruturais estratégicas do IHA—FCSH/NOVA, aposta nas virtualidades da publicação online em acesso aberto, potenciadora de uma proveitosa interação entre utilizadores e recursos, em permanente atualização. O primeiro volume do Dicionário é dedicado a personalidades da museologia portuguesa que desenvolveram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Esta delimitação temporal é meramente operativa e conjuntural: entendeu-se que é necessária maior distância cronológica para se estudar o impacto das ações e das contribuições teóricas e profissionais dos biografados que estão ainda em atividade ou deixaram de estar em tempos muito recentes. No entanto, considera-se que a continuação do projeto permitirá agendar a sua indispensável atualização
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Online course of the NOVA FCSH Summer School that focuses on the history of the management of diamond mines and the mineworkers. A Global History
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Online course of the NOVA FCSH Summer School that focuses on the history of the management of diamond mines and the mineworkers.
A Global History of Diamond Mining
Teacher: Tijl Vanneste
Schedule: 4 to 12 August | 4 August, 8 to 11AM; following days, 8 to 10AM
Duration: 15h
Type: online
Goals:
Students will develop an understanding of the global history of diamond mining, particularly the management of the mines and the mineworkers. They will also be able to connect this history to the larger histories of slavery, colonialism, labour, technology and capitalism. Secondly, studying diamond mining allows for students to improve their skills in comparative history, and will expand their know-how on relating the present to the past. A number of issues that have been crucial in diamond mining are still extremely relevant today – child’s labour in dangerous circumstances, ecological damage, the mixing of private and state interests. Diamond mining offers an historical interpretation of these phenomena.
Summary programme:
- Session 1 – Introduction
- Session 2 – Diamonds from Antiquity to the Seventeenth Century
- Session 3 – The History of Diamonds in Brazil
- Session 4 – The Discovery of Diamonds in Africa
- Session 5 – The De Beers empire
- Session 6 – Mining in the Post-Colonial World
- Session 7 – Ecological Concerns & Roundtable
The course will be taught in English
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Tempo
(Segunda-feira) 8:00 am - 11:00 am
Localização
Link to be provided to registered students
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA FCSH and Luís Krus Centre — Life-long Trainingclk.flv@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26-C — 1069-061 Lisbon
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