
A Guarnição do Caça-minas Roberto Ivens
Nov 20, 2018 | Chapters, Publications

A Guarnição do Caça-minas Roberto Ivens: Militares e Civis, tornados Irmãos de Armas
- Paulo Costa
- A Marinha Portuguesa na Grande Guerra (1916-1918). O afundamento do caça-minas Roberto Ivens
- Carlos Valentim & Paulo Costa (Coords.)
- 2018
- Lisbon: Comissão Cultural de Marinha
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8159-83-0
- 105-120 p.
Excerpt from the Preface:
Alguns dos factos apresentados neste livro demoraram mais de 100 anos para serem relatados…
Nesta obra, para além do seu enquadramento em todo o contexto da Grande Guerra, são registados vários factos, alguns dos quais ocultados aquando do seu acontecimento: o afundamento do um navio e a perda de vidas humanas, a sua descoberta e identificação, o reavivar da sua memória e dos que nele cumpriram a sua última missão.
Este livro resulta da conjugação de várias vontades e da colaboração entre diferentes instituições, militares e civis, nas diversas actividades do projecto de investigação relacionado com o afundamento do Caça-minas Roberto Ivens.
(…)
Os autores, com a publicação deste livro, dão um contributo importante para a compreensão do afundamento do primeiro navio, facto relevante na participação da Marinha Portuguesa na Grande Guerra.
Augusto Mourão Ezequiel
Vice-Almirante REF
Diretor da Comissão Cultural de Marinha
Other publications
Search
Events
janeiro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
José Pedro Castanheira‘s new book, about the political police of the Estado Novo during Salazar’s rule, will be presented by Emília Brederode dos Santos and Rita
Ver mais
Detalhes do Evento
José Pedro Castanheira‘s new book, about the political police of the Estado Novo during Salazar’s rule, will be presented by Emília Brederode dos Santos and Rita Rato at the Aljube Museum, in Lisbon.
Histórias da PIDE
Quando o Salazar mandava. Volume 1
Em 1965, o General Humberto Delgado, inimigo público número 1 de Salazar, foi assassinado perto de Badajoz por uma brigada da PIDE. A chefiá‑la estava Rosa Casaco, que, fugido do país a seguir ao 25 de Abril de 1974, viria a ser condenado a oito anos de prisão e a tornar‑se, após uma entrevista incluída neste livro, um dos rostos mais emblemáticos desta força policial.
Sólido e temido bastião do Estado Novo, ninguém escapava ao raio de ação da PIDE: nem Calouste Gulbenkian, o homem mais rico do mundo, que foi preso em 1942; nem o ex‑Presidente da República Marechal Craveiro Lopes, vítima de chantagem de carácter sexual; nem sequer o bispo D. Eurico Dias Nogueira, submetido a constante vigilância, com cartas interceptadas até para o Vaticano e para o próprio Salazar.
Estas são algumas das Histórias da PIDE que José Pedro Castanheira investigou ao longo dos anos para o Expresso, todas reportando neste volume ao período de Salazar. O segundo volume incidirá sobre a época de Marcello Caetano.
Mais informações sobre o livro
«Fui certamente um dos primeiros jornalistas a mergulhar no Arquivo PIDE/DGS, a que se seguiram outros, igualmente depositados na Torre do Tombo. São um repositório ilimitado de histórias fantásticas, quase todas elas trágicas, e que ilustram muito bem o sistema de governo que dominou Portugal durante meio século, mas que agora muitos insistem em ignorar ou branquear.
A PIDE foi, antes de tudo o mais, o principal guardião da mais longa ditadura pessoal do século XX e um inimigo jurado da liberdade. Ao longo dos seus 41 anos de existência, sob as designações de PVDE, PIDE ou DGS, fez dezenas de milhares de vítimas. Só presos políticos nominais foram 29 510, o que dava para encher um estádio de futebol de média dimensão. E isto apenas em Portugal, já que nas colónias se ignora o seu número, mas que é seguramente muito superior, atendendo designadamente à extensão, violência e duração das três guerras coloniais.
Espero que este livro seja mais um contributo para preservar a memória desses tempos, para que não se voltem a repetir, e para que se conheça melhor a história da repressão, da resistência à ditadura e da conquista da liberdade.»
— José Pedro Castanheira
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Tinda da China and the Aljube Museum
News
Ana Cristina Martins at the International Academy of Portuguese Culture
Jan 26, 2026
Will take office as a Full Member
Proença-a-Nova is the first partner in the ‘The Government of Us All’ programme
Jan 23, 2026
The city took up the challenge launched by the IHC last year
IHC hosts eleven new permanent contracts
Jan 21, 2026
IHC’s efforts to consolidate scientific careers
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































