
Floresta em movimento
Jan 29, 2021 | Chapters, Publications

Floresta em movimento: usar, regenerar, cuidar (Séculos XIV- XIX) [Forest in movement: to use, to regenerate, to care (14th-19th centuries]
- Cristina Joanaz de Melo
- Como a Fénix renascida. Matas, bosques e arvoredos (séculos XVI-XX): representações, gestão, fruição [Like the Phoenix reborn. Woods, forests and thickets (16th-20th centuries): representations, management, fruition]
- Cristina Joanaz de Melo (Coord.)
- 2020
- Lisbon: Edições Colibri
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-689-946-2
- 79-130 p.
Excerpt:
Bosques, matas e arvoredos de outrora são um mundo a descobrir. Traçar a evolução da floresta invisível, isto é, da floresta que foi, desapareceu e voltou a ser, pode tornar-se uma aventura sem rumo ou destino certo. Tal itinerário epistemológico implica estudar recursos florestais – árvores e arbustos – fruídos, abatidos, queimados, desaparecidos, renascidos e repostos. Para validar a proposta é necessário aferir acerca da dimensão e proporcionalidade da floresta recuperada, plantada e mantida relativamente àquela que se tem estudado como tendo desaparecido.
Daí não decorre qualquer branqueamento ou desmentido acerca da erradicação de florestas inteiras pelo agente humano no passado, em várias geografias do Planeta, legado indesmentível para os séculos XX e XXI. Todavia, é fundamental analisar as práticas ambientais no seu devido contexto histórico considerando o quadro de referências do período em estudo e não, à luz de impactos verificados a posteriori.
About the book:
No decurso da história, a floresta gerou conceções e representações espirituais e artísticas, permitiu utilizações económicas e sociais e adquiriu funções utilitárias e lúdicas. Atravessando diferentes períodos e contextos, o presente livro pretende refletir sobre temas inovadores que vão da representação à gestão e fruição da floresta. A narrativa, intencionalmente poliédrica, explora as representações de florestas, matas e arvoredos no vitral de produção nacional da época medieval e moderna, bem como na faiança dos séculos XVI a XVIII. Paralelamente, analisa-se a exploração e regeneração de recursos florestais, considerando a gestão territorial, respetivo ordenamento e fruição de elemento naturais do final da Idade Média ao século XIX. E, por fim, aborda-se a relação que se estabelece entre caçadas e tapadas régias nos finais da monarquia constitucional.
Intencionalmente, procurou-se trabalhar períodos cronológicos anteriores aos grandes flagelos ecológicos despoletados por guerras mundiais e pelo boom demográfico mundial do século XX, a partir do qual a relação com a floresta mudou exponencialmente. Atualmente, num paradigma de reflexão ecológico-ambiental, considera-se que o património florestal mundial se encontra em risco e, em consequência dessa realidade insofismável, em risco também a vida do planeta, tal como a conhecemos. Com esta obra, para além de trazer para a luz questões até aqui deixadas na sombra, apostando numa abordagem inovadora em torno da temática da floresta, procurou-se também valorizar a mesma e relembrar o lugar de destaque que ocupou ao longo dos séculos e que se espera que o século XXI lhe venha a devolver.
Other Publications
Search
Events
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
The ninth edition of the congress, which aims to emphasise the importance of local history in contemporary historiography. IX Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios
Ver mais
Detalhes do Evento
The ninth edition of the congress, which aims to emphasise the importance of local history in contemporary historiography.
IX Congresso de História Local:
Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
O IX Congresso de História Local aspira acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso; assim, dá continuidade aos propósitos e dinâmicas iniciados em 2017, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos/as quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente com a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretende continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local; por extensão, constitui-se como uma oportunidade para troca de experiências.
Do mesmo modo, os princípios subjacentes à organização do congresso fomentam a intervenção de estudantes de último ano de licenciatura e de primeiro de mestrado, com o intuito de obterem as primeiras experiências no meio académico.
>> Programa do congresso (PDF) <<
Chamada para comunicações
Convidam-se os interessados/as a apresentarem propostas de comunicação no domínio da história local, subordinadas à evolução analítica de comunidades e enquadradas pelas especificidades metodológicas e epistemológicas que caracterizam este campo de estudos. As propostas de comunicação sobre a história local na contemporaneidade podem ser concebidas em torno dos seguintes eixos temáticos, sem exclusão de outros tópicos:
- Transformações sociais e culturais;
- Imprensa local;
- Dinâmicas laborais e conflituosidade social;
- Reflexões sobre a teoria e metodologias da história local;
- A importância da história local no ensino secundário e superior;
- Temas e trabalhos subordinados à história de uma região;
- História e comunidade(s);
- Elite(s) e personalidades;
- Municípios e Poder Local;
- Instituições e associações locais;
- Organização, resistência e violência política na história local;
- A história das mulheres em contexto local;
- Territórios e património biocultural.
O encontro de 2025 será acolhido pela Câmara Municipal de Alpiarça. Seguindo o modelo dos eventos anteriores, esta edição contará com um painel exclusivamente dedicado à história deste município e do Ribatejo. Nesse sentido, convidam-se os historiadores/as, professores/as, investigadores/as e demais/as estudiosos da região a submeterem comunicações dedicadas à história de Alpiarça.
Envio de propostas
As propostas não deverão exceder os 3500 caracteres e contemplar o título do trabalho e uma biografia resumida do autor/a (máximo 750 caracteres).
As comunicações aceites resultarão em apresentações de 15 minutos.
Línguas de trabalho: Português e Inglês (não haverá interpretação simultânea).
O painel júnior é exclusivo para alunos/as de último ano de licenciatura e primeiro ano de mestrado; neste caso, a apresentação das propostas de comunicação deverá observar o mesmo procedimento, mas serão avaliadas separadamente.
Todas as propostas deverão ser submetidas através do formulário disponível 🔗neste link.
Inscrições
A inscrição no congresso é individual e gratuita e deverá ser feita através do formulário disponível 🔗neste link até ao dia 6 de Novembro de 2025.
Calendarização
Submissão de propostas: 7 Setembro 2025
Notificação de aceitação de propostas: 15 Outubro 2025
Divulgação do programa: 20 Outubro 2025
Prazo para inscrições: 6 Novembro 2025
Congresso: 7 – 8 Novembro 2025
Contacto: congressohistorialocal@gmail.com
Comissão Organizadora
Catarina Pimentel Neto (CEF — NOVA FCSH)
Catarina Veiga dos Santos (CEF — NOVA FCSH)
Diogo Ferreira (CEF — NOVA FCSH)
Eunice Relvas (CEF — NOVA FCSH / GEO-CML)
Guilherme Sequeira (CEF — NOVA FCSH)
Inês José ( IHC — NOVA FCSH / IN2PAST / CEF — NOVA FCSH)
João Francisco Pereira (CEF — NOVA FCSH / CEHR-UCP)
João Pedro Santos (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Liliana Caldeira (CEF — NOVA FCSH / Câmara Municipal de Lagoa)
Maria Fernanda Rollo (CEF — NOVA FCSH)
Maria Miguel Fresco (CEF — NOVA FCSH)
Mariana Reis de Castro (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST / CEF — NOVA FCSH)
Pedro Serra (CEF — NOVA FCSH)
Comissão Científica
Ana Cardoso Matos (CIDEHUS — Universidade de Évora)
Ana Paula Pires (CEF — NOVA FCSH / Universidade Açores)
António José Queiroz (CEFi —UCP / CEPESE)
Diogo Ferreira (CEF — NOVA FCSH)
Eunice Relvas (CEF — NOVA FCSH / GEO-CML)
João Miguel Henriques (CEF — NOVA FCSH / CMC)
Jorge Fernandes Alves (FLUP)
Luís Alberto Alves (CITCEM — FLUP)
Manuela Tavares Ribeiro (FLUC)
Maria Conceição Meireles (FLUP)
Maria Fátima Nunes (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST)
Maria Fernanda Rollo (CEF — NOVA FCSH)
Margarida Sobral Neto (FLUC)
Nuno Pousinho (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Paulo Miguel Rodrigues (CEF — NOVA FCSH / Universidade da Madeira)
Pedro Serra (CEF — NOVA FCSH)
Sérgio Rezendes (CEF — NOVA FCSH)
Teresa Nunes (CEF — NOVA FCSH / FLUL)
Tempo
7 (Sexta-feira) 9:00 am - 8 (Sábado) 5:30 pm
Organizador
Several Institutions
Detalhes do Evento
Henrique Entratice's thesis, ' Sobreviver em Confinamento Museológico: Ritxòkós Ixỹbiòwa, Deiscência dos Arquivos, e Retomadas na Terra Indígena Xambioá', on museums and indigenous peoples' collections, will
Detalhes do Evento
Henrique Entratice‘s thesis, ‘ Sobreviver em Confinamento Museológico: Ritxòkós Ixỹbiòwa, Deiscência dos Arquivos, e Retomadas na Terra Indígena Xambioá’, on museums and indigenous peoples’ collections, will be defended in a public examination at the NOVA School of Social Sciences and Humanities.
PhD Programme in Anthropology.
Tempo
(Sexta-feira) 2:30 pm - 5:00 pm
Organizador
NOVA School of Social Sciences and Humanitiesgeral@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26 C — 1069-061 Lisbon

Detalhes do Evento
Lecture by Claudio Ribeiro on the MPO project and the use of FAIR principles and creation of a Fair Digital Object for the project dataset.
Ver mais
Detalhes do Evento
Lecture by Claudio Ribeiro on the MPO project and the use of FAIR principles and creation of a Fair Digital Object for the project dataset.
Compartilhamento de dados de pesquisa:
uso do Fair Digital Object (FDO) para noticias em periódicos do século XIX
Claudio Ribeiro (UniRio)
A gestão de dados de investigação possibilita uma melhor partilha dos resultados dos projectos. Esta foi a abordagem seguida pelo projecto MPO (Música em Periódicos Oitocentistas), que levou à discussão sobre o contexto dos princípios FAIR e à criação de um FDO para o dataset escolhido no projecto de investigação. Nesta palestra, será feita uma exposição sobre o projecto e traremos para debate: a motivação, os principais desafios, uma visão do método e os resultados, além das lições aprendidas.
Sobre o orador:
Claudio Ribeiro é graduado em Engenharia com extensão em Análise de Sistemas. Doutor e mestre em Ciência da Informação, além de MBA em Gestão do Conhecimento. Bolseiro de Produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Em 2021, realizou um estágio pós-doutoral no grupo SCS (Semantics and Cybersecurity Service) da Electrical Engineering, Mathematics and Computer Science da University of Twente/ The Netherlands, explorando representações semânticas e princípios FAIR para GLAM (Galleries, Libraries, Archives and Museums). Líder do grupo de investigação OpenAIDoc/CNPq, qua trata a Ciência Aberta, Administração e Disseminação de Informação, Documentos, Registos e Recursos de Informação, além de esforços para a organização de informação na WEB. É Professor Associado da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – ministrando aulas na graduação em Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Administração Pública, além de ser docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, atuando desde 1986 tanto em trabalhos técnicos quanto em atividades como professor universitário.
🔗 GRATUITO mas com INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA
Tempo
(Sexta-feira) 3:00 pm - 4:30 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon
News
IHC at FCSH Research and Innovation Day
Nov 6, 2025
FCSH will celebrate its Research and Innovation Day with the theme ‘Research on Track’
Mélanie Toulhoat contributes to a University of Geneva project
Oct 30, 2025
Mélanie Toulhoat was invited to join the DEGESUD team — Decentering the “sciences of childhood”
IHC is awarded eight new CEEC contracts from FCT
Oct 22, 2025
New research contracts: four in the Junior category and four in the Assistant category
CONTACTS
WORKING HOURS






























































































































