
Experiências de cativeiro no século XX
Apr 1, 2019 | Chapters, Publications

Introdução: Experiências de cativeiro no século XX [Introduction: experiences of captivity in the 20th century]
- Pedro Aires Oliveira
- Prisioneiros de Guerras. Experiências de cativeiro no século XX [Prisoners of Wars. Experiences of captivity in the 20th century]
- Pedro Aires Oliveira (Coord.)
- 2019
- Lisbon: Tinta da China
- Language: Portuguese
- ISBN: 978‑989‑671‑483‑3
- 9-32 p.
Excerpt:
São várias as razões que poderão explicar o interesse crescente da historiografia internacional pela problemática dos prisioneiros de guerra.1Em grande medida, elas são inseparáveis da renovação experimentada pela história militar nas décadas de 1960 e 1970. Se até então o foco dos historiadores incidia preferencialmente nas dimensões da estratégia e da geopolítica, das lideranças políticas e militares, e dos desenvolvimentos bélicos propriamente ditos, a partir dessa década outros ângulos começaram a ser explorados. Uma «nova história militar» emergiu alinhada com a agenda da «história vista de baixo» (history from bellow), em parte de inspiração marxista, e de uma «micro‑história» influenciada pelas metodologias da antropologia e de outras ciências sociais.
De uma maneira convincente, estas abordagens mostraram como a inclusão de novas vozes e experiências na narrativa histórica, oriundas de grupos exteriores às elites, e de fontes até então negligenciadas, nos poderia devolver um panorama muito mais diversificado e complexo dos conflitos militares, com as dimensões sociais e culturais a adquirirem uma relevância inédita. Questões até aí relegadas para as margens, ou simplesmente ignoradas, como a psicologia e a vida quotidiana dos combatentes, a articulação entre os exércitos e a frente «doméstica», e, mais recentemente, as dimensões de género e sexualidade, para nomear apenas algumas, estão agora bem instaladas na agenda dos praticantes da história militar um pouco por todo o mundo.3 E muitas das desconfianças iniciais foram sendo progressivamente vencidas graças ao contributo que este movimento de renovação mostrou ser capaz de oferecer para uma melhor compreensão de realidades que eram caras aos historiadores mais tradicionalistas, como os processos de causalidade clássicos (o que foi determinante numa vitória ou derrota?), algo que se pode constatar, por exemplo, nas abordagens muito mais elaboradas que se foram produzindo sobre a questão da «moral» dos combatentes e o seu impacto no desfecho dos conflitos armados.
About the book:
Prisioneiros de Guerras revela um conjunto de situações em que portugueses – civis e militares, voluntários e conscritos – foram capturados: da Primeira Guerra Mundial aos conflitos do fim do império, dos campos berberes na Guerra do Rif aos Stalag alemães da Segunda Guerra Mundial, das prisões franquistas na Guerra Civil de Espanha aos cárceres privados de milícias timorenses em 1975.
Partindo da evocação do centenário da Primeira Guerra Mundial e da Batalha de La Lys, que deu origem à maior captura em massa de soldados portugueses no século XX, os episódios aqui reunidos revelam também como as convenções internacionais sobre prisioneiros de guerra estiveram quase sempre um passo atrás das complexas realidades criadas pelas guerras modernas.
Other Publications
Search
Events
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
The book edited by Pedro Aires Oliveira, Fernando Tavares Pimenta, and Aurora Almada e Santos will be presented at the School of Arts and Humanities of
Ver mais
Detalhes do Evento
The book edited by Pedro Aires Oliveira, Fernando Tavares Pimenta, and Aurora Almada e Santos will be presented at the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, as part of the International Congress African Independences, by Marissa Moorman.
The Liberation of Portuguese Africa, 1961-1975
International Exile and Solidarity
No dia 10 de Dezembro, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, terá lugar a apresentação do livro The Liberation of Portuguese Africa, 1961-1975. International Exile and Solidarity (Palgrave, 2025), editado por Pedro Aires Oliveira, Fernando Tavares Pimenta e Aurora Almada e Santos.
Composta por 13 capítulos originais, a obra analisa as lutas de libertação que ocorreram nas colónias portuguesas de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe na segunda metade do século XX, destacando a forma como estas desafiaram o colonialismo na esfera internacional, focando sobretudo as dimensões do exílio e da solidariedade internacional.
A apresentação estará a cargo da historiadora Marissa Moorman, da Universidade de Wisconsin-Madison, e contará com a presença dos editores e a moderação de Augusto Nascimento (CH — FLUL).
Será servido um beberete.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quarta-feira) 5:00 pm - 6:30 pm
Localização
School of Arts and Humanities - University of Lisbon
Alameda da Universidade — 1600-214 Lisbon
Organizador
Several Institutions
News
António Cândido Franco honoured by the University of Évora
Dec 9, 2025
The commemorative session marked his retirement
History is at School! — New educational programme from the IHC
Dec 2, 2025
Programme aims to familiarise students with historical research and its tools
‘Our Father – The Last Days of a Dictator’ wins three awards
Nov 27, 2025
received three awards at the Caminhos do Cinema Português festival
CONTACTS
WORKING HOURS




























































































































