
A Crise Económica e Social em Loulé
Dec 3, 2018 | Books, Publications

A Crise Económica e Social em Loulé nos Anos Trinta e Quarenta do Século XX: Desemprego, Pobreza e Indigência. Caderno do Arquivo Nº 15
- Joaquim Manuel Vieira Rodrigues
- 2018
- Loulé: Câmara Municipal de Loulé
- ISBN: —
- Language: Portuguese
- Pages: —
Os decénios trinta e quarenta do século XX foram dos mais dramáticos e trágicos que a História terá conhecido. O livro pretende contribuir para o conhecimento do impacto no concelho de Loulé desses anos difíceis, designadamente durante a Grande Depressão e a II Guerra Mundial. Para além de outros temas, são estudados a estrutura económica e social do concelho, a emigração e as dificuldades atravessadas no seu quotidiano pela população. É abordada a implantação do Estado Novo e a resposta dada à crise económica, ao desemprego, à pobreza e à indigência, que afectaria alguns grupos sociais do concelho louletano.
About the author:
Joaquim Manuel Vieira Rodrigues é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e professor aposentado do Ensino Secundário. Investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, é Mestre e Doutor em História Contemporânea pela referida universidade. Tem elaborado estudos e conferências essencialmente sobre temas relacionados com o Algarve.
Other publications
Search
Events
setembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Conference promoting knowledge and debate on women's contributions for the struggles for colonial independence and the progress and setbacks that have occurred over the last fifty years. 50 Anos
Ver mais
Detalhes do Evento
Conference promoting knowledge and debate on women’s contributions for the struggles for colonial independence and the progress and setbacks that have occurred over the last fifty years.
50 Anos de Independência, 50 Anos de Lutas das Mulheres
Das lutas anticoloniais às lutas do quotidiano:
lugares das mulheres nos 50 anos das independências
Esta conferência pretende promover o conhecimento e a discussão pública sobre os contributos das mulheres, no contexto das lutas pelas independências — em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal — e sobre os progressos e recuos ocorridos, nos últimos cinquenta anos, em matéria de participação política e direitos das mulheres, nestes mesmos contextos.
A mobilização e a participação das mulheres nas lutas de libertação contra o colonialismo português não chamaram particular atenção na academia até à última década. As raras investigações realizadas mostram que mesmo que algumas tenham chegado a postos de chefia e de decisão, os países independentes reproduziram rapidamente as relações desiguais de género. Nos mesmos estudos, enunciam-se sentimentos de desilusão e de traição a partir dos relatos dessas mulheres.
À medida que o percurso dos países independentes avançou, a situação da grande maioria das mulheres melhorou, mas não significativamente. As condições políticas e económicas de Estados recém-nascidos não favoreceram a emancipação das mulheres e a estrutura patriarcal do Estado manteve-se. Apesar de um reconhecimento formal dos direitos das mulheres, a sua valorização foi sendo remetida para o mérito individual, desligada de análises de fundo e acções políticas estruturais
Assistiu-se a um apagamento dos papéis das mulheres nas lutas de libertação na memória nacional oficial. O reconhecimento dado à participação feminina na luta de libertação nacional encontra-se limitado a celebrações oficiais e ao reconhecimento público de algumas, vistas como excepcionais, como Titina Silá, na Guiné-Bissau, ou Josina Machel em Moçambique. A invisibilização de muitas outras mulheres que participaram nas lutas de libertação revela como hoje continuam relevantes as lutas pelo seu reconhecimento.
A entrada é livre para as sessões da manhã e de cinema. No entanto, devido a limitação de espaço, é necessária inscrição nas rodas de conversa neste link.
>> Programa detalhado (PDF) <<
Tempo
25 (Quinta-feira) 9:30 am - 26 (Sexta-feira) 8:00 pm
Organizador
Several Institutions
News
IHC returns to European Researchers’ Night in Évora
Sep 12, 2025
The IHC will participate in ERN with four activities for all ages
Práticas da História celebrates 10 years
Jul 24, 2025
The first issue of the journal was published in July 2015
José Neves joins the new FCSH Board
Jul 21, 2025
He was appointed Deputy Director for Planning and Infrastructures
CONTACTS
WORKING HOURS


