
O Afundamento do Caça-minas Roberto Ivens
Nov 20, 2018 | Chapters, Publications

O Afundamento do Caça-minas Roberto Ivens: Fontes para o seu estudo – As Versões da Imprensa, a Nota Oficiosa do Ministério da Marinha e o Diário Náutico do Rebocador Bérrio
- Paulo Costa
- A Marinha Portuguesa na Grande Guerra (1916-1918). O afundamento do caça-minas Roberto Ivens
- Carlos Valentim & Paulo Costa (Coords.)
- 2018
- Lisbon: Comissão Cultural de Marinha
- Language: Portuguese
- ISBN: 978-989-8159-83-0
- 97-104 p.
Excerpt from the Preface:
Alguns dos factos apresentados neste livro demoraram mais de 100 anos para serem relatados…
Nesta obra, para além do seu enquadramento em todo o contexto da Grande Guerra, são registados vários factos, alguns dos quais ocultados aquando do seu acontecimento: o afundamento do um navio e a perda de vidas humanas, a sua descoberta e identificação, o reavivar da sua memória e dos que nele cumpriram a sua última missão.
Este livro resulta da conjugação de várias vontades e da colaboração entre diferentes instituições, militares e civis, nas diversas actividades do projecto de investigação relacionado com o afundamento do Caça-minas Roberto Ivens.
(…)
Os autores, com a publicação deste livro, dão um contributo importante para a compreensão do afundamento do primeiro navio, facto relevante na participação da Marinha Portuguesa na Grande Guerra.
Augusto Mourão Ezequiel
Vice-Almirante REF
Diretor da Comissão Cultural de Marinha
Outras Publicações
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
New launch of the catalogue for the exhibition ‘Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)’ [Imaginaries of Guinea-Bissau – the estate of Álvaro de Barros
Ver mais
Detalhes do Evento
New launch of the catalogue for the exhibition ‘Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)’ [Imaginaries of Guinea-Bissau – the estate of Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)], edited by Inês Vieira Gomes and Catarina Laranjeiro. Presentation by José Manuel Barroso and Onésio Soda.
Imaginários da Guiné-Bissau
O espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)
No contexto das comemorações dos 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas em África, debruçamo-nos sobre um espólio fotográfico inédito que coincide com o período da guerra colonial e das lutas de libertação. Álvaro de Barros Geraldo (1922-1993), fotógrafo português a viver na Guiné-Bissau desde meados de 1950, registou de perto este período marcado por tensões e profundas transformações sociais e políticas. Nesta conjuntura histórica, o 25 de Abril é indissociável das lutas de libertação africanas, em especial da guerra que se travou na Guiné-Bissau. A luta de guerrilha desencadeada pelo PAIGC desafiou o poder colonial no terreno e impulsionou o surgimento do Movimento das Forças Armadas. Este livro, tal como a exposição homónima, constitui um contributo para a problematização crítica dos legados do colonialismo português. Através da fotografia e de investigação histórica, propõe-se revisitar a memória do passado colonial e reflectir sobre o forjar de identidades nacionais, assim como o contexto pós-revolucionário em Portugal. Para além de imagens de Álvaro de Barros Geraldo – que oferecem um olhar singular sobre a construção de narrativas visuais –, este livro reúne contributos de investigadores/as que questionam a história, a memória e a continuidade de estruturas coloniais nas dinâmicas do presente
Com textos de Catarina Mateus, Pedro Aires Oliveira, Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro, e um encarte de Marta Pinto Machado, esta publicação reúne perspectivas históricas, visuais e críticas para a problematização dos legados do colonialismo português.
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Snob Bookstorelivrariasnob@gmail.com Travessa de Santa Quitéria, 32A — 1250-212 Lisbon
Notícias
History is at School! — New educational programme from the IHC
Dec 2, 2025
Programme aims to familiarise students with historical research and its tools
‘Our Father – The Last Days of a Dictator’ wins three awards
Nov 27, 2025
received three awards at the Caminhos do Cinema Português festival
IHC at Science and Technology Week 2025
Nov 19, 2025
The two activities hosted by the IHC will take place on 25 November
CONTACTS
WORKING HOURS





























































































































