Cultura
Cultura — Poder, Mediações e Artes
Coordenação: Rita Luís e Catarina Laranjeiro
O Grupo de Investigação em Cultura investiga diversas práticas culturais, nomeadamente o cinema, o teatro, a literatura, o jornalismo e a fotografia, beneficiando do desenvolvimento da História Cultural e dos Estudos Culturais, em diálogo com os Estudos Artísticos e as Ciências da Comunicação. Valoriza o poder político, económico e social das práticas culturais, analisando a importância destas para a formação dos nacionalismos e dos imaginários coloniais, para o desenvolvimento do consumo e do capitalismo e para processos de distinção social ou de resistência e emancipação.
Ao mesmo tempo, a história de cada uma das práticas culturais referidas é investigada na sua autonomia relativa. Os investigadores/as do grupo dedicam particular atenção aos desafios metodológicos, éticos e teóricos que lhes são colocados pela natureza das fontes que trabalham — imagem, texto, oralidade, materialidades — e por dispositivos e instituições de mediação como o museu, a imprensa ou a escola. Procede ainda à discussão das diferentes formas de fazer sentido e ser sensível ao passado, analisando limites e virtudes de diversas práticas memorialísticas, nomeadamente as de natureza artística, e contribuindo para a história da própria escrita da história e sua disciplina.
O grupo apoia e dinamiza a publicação das revistas Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past e Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, promove a iniciativa “Passados em Cena” e colabora com instituições e equipamentos culturais como a Cinemateca Portuguesa, a Culturgest, a Associação Ephemera, a Tate Modern ou o Teatro do Bairro Alto.
Reunindo maioritariamente historiadores/as, entre os investigadores/as do grupo contam-se igualmente curadores/as, documentaristas, fotógrafos/as ou dramaturgos/as.
Investigadores/as Integrados Doutorados
|
|
Doutorandos/as
|
Outros investigadores/as
|
Investigadores/as colaboradores
Imagem: Mural dedicado ao 25 de Abril que se encontra junto ao Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa. (Crédito: Diana Barbosa)
Pesquisa
Agenda
agosto, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Curso integrado na edição 2025 da Escola de Verão da NOVA FCSH, sobre a história global da extração de diamantes, particularmente da gestão e dos trabalhadores
Ver mais
Detalhes do Evento
Curso integrado na edição 2025 da Escola de Verão da NOVA FCSH, sobre a história global da extração de diamantes, particularmente da gestão e dos trabalhadores das minas. ONLINE
A Global History of Diamond Mining
Docente: Tijl Vanneste
Datas e Horários: 4 a 12 Agosto | Dia 4 de Agosto, das 8h00 às 11h00; restantes dias, das 08h00 às 10h00
Duração: 15h
Modalidade: online
Objectivos:
Students will develop an understanding of the global history of diamond mining, particularly the management of the mines and the mineworkers. They will also be able to connect this history to the larger histories of slavery, colonialism, labour, technology and capitalism. Secondly, studying diamond mining allows for students to improve their skills in comparative history, and will expand their know-how on relating the present to the past. A number of issues that have been crucial in diamond mining are still extremely relevant today – child’s labour in dangerous circumstances, ecological damage, the mixing of private and state interests. Diamond mining offers an historical interpretation of these phenomena.
Programa resumido:
- Session 1 – Introduction
- Session 2 – Diamonds from Antiquity to the Seventeenth Century
- Session 3 – The History of Diamonds in Brazil
- Session 4 – The Discovery of Diamonds in Africa
- Session 5 – The De Beers empire
- Session 6 – Mining in the Post-Colonial World
- Session 7 – Ecological Concerns & Roundtable
O curso será ministrado em inglês
🔗 Mais informações e inscrições
Tempo
(Segunda-feira) 8:00 am - 11:00 am
Localização
Link a divulgar aos alunos e alunas
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Centro Luís Krus — Formação ao Longo da Vidaclk.flv@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26-C — 1069-061 Lisboa
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro