“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025 | Notícias

Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar, do realizador e investigador José Filipe Costa, recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português, cuja 31.ª edição terminou em Coimbra no dia 22 de Novembro.
A primeira longa-metragem de ficção de José Filipe Costa foi galardoada com o Prémio Melhor Ficção e com dois Prémios Técnicos e Artísticos: Melhor Interpretação para Catarina Avelar, que interpreta Maria de Jesus, a governanta de Salazar, e Melhor Caracterização para Maria Almeida (Nani). O júri considerou que “o filme de José Filipe Costa demonstra como é tudo ficção, até o discurso que os políticos fazem sobre si mesmos e este «Pai Nosso», nosso porque sobre nós, é um filme sobre um país que ajudou a alimentar a mentira, perguntando que mentiras estamos hoje dispostos a aceitar.”
Na cerimónia de encerramento do festival, ao receber o prémio, José Filipe Costa confessou que “seduzir as pessoas para fazer um filme sobre o Salazar não é muito fácil”, acrescentando ainda que se foi “apercebendo que muita gente não sabe que Salazar [após o acidente com a cadeira] voltou para São Bento e que depois fizeram uma encenação para ele.” Para o realizador “isso é um sintoma”, já que “diz muito sobre o Estado Novo, diz muito sobre o regime fascista e diz muito sobre nós hoje. Hoje estamos a sentir ecos daquilo que foi esse Portugal.”
No mesmo festival, também O Riso e a Faca, de Pedro Pinho, recebeu o Prémio Técnico e Artístico de Melhor Argumento, no qual colaboraram, entre outros, o próprio José Filipe Costa e também o investigador Miguel Carmo, como noticiamos aqui, em Maio deste ano.
Parabéns a ambos!
Outras notícias
-
25 de Setembro, na Praça 1.º de Maio, das 17 às 22h -
Rui Lopes é o novo Presidente da Direcção do IHC -
'Ala Armando de Lacerda' é inaugurada a 17 de Setembro
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 5ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2026
Professor/a Auxiliar — Ciências Sociais
Prazo: 18 Setembro 2026
Notícias
IHC na Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 18, 2026
25 de Setembro, na Praça 1.º de Maio, das 17 às 22h
IHC renova os seus Órgãos Sociais e Coordenações
Set 15, 2026
Rui Lopes é o novo Presidente da Direcção do IHC
PHONLAB dá origem a exposição permanente na Universidade de Coimbra
Set 10, 2026
‘Ala Armando de Lacerda’ é inaugurada a 17 de Setembro