IHC acolhe novos investigadores e renova a agenda dos seus grupos

Jul 26, 2023 | Notícias

Ao longo do último ano, o IHC acolheu um significativo conjunto de novos investigadores e investigadoras e remodelou a sua organização interna, culminando na aprovação de um novo Regulamento, em Dezembro de 2022, e na reestruturação dos seus Grupos de Investigação. Estas alterações já se vêem repercutidas no website oficial do Instituto.

A equipa de investigação do IHC distribui-se, actualmente, por quatro Grupos de Investigação, tendo cada um deles um perfil científico próprio, o que se repercute também nas suas geografias e cronologias preferenciais: História Política — Regimes, Transições e Memória; Economia e Sociedade — Estado, Classes e Género; Cultura — Poder, Mediações e Artes; e História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente.

Através do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual e Institucional da FCT, do programa Marie Skłodowska-Curie e de concursos internos, entre outros, integramos, nos últimos meses, mais de uma dezena de investigadores e investigadoras, de diversas nacionalidades e em diferentes fases da sua carreira. Entre eles, encontram-se: Alba Comino, Anita Buhin, António Araújo, Elisa Lopes da Silva, Elisa Scaraggi, Inês Gomes, Jesus Bohorquez, José Miguel Ferreira, Luís Trindade, Marta Macedo, Marta Silva, Pedro Abreu, Raquel Ribeiro, Rui Cunha Martins, Tijl Vanneste e Victor Barros.

A agenda de investigação do IHC continua, assim, a ser enriquecida pela incorporação de novos membros, alargando-se o âmbito disciplinar e cronológico da investigação realizada no instituto, sem deixar de reforçar as principais áreas de actuação disciplinar e continuando a incentivar o uso de metodologias das Humanidades Digitais, bem como a acção na Esfera Pública do Instituto.