Anita Buhin

Biografia
Desde Julho de 2022, Anita Buhin é investigadora pós-doutoral no IHC. Vai estudar os fenómenos dos chamados “galebovi” (gaivotas) na Jugoslávia socialista, ou seja, jovens locais que se envolvem em relações sexuais/românticas com turistas estrangeiras no Adriático. No exemplo jugoslavo, ela tentará traçar vários aspectos económicos, culturais e sociais dos fenómenos, de modo a estabelecer um paradigma de pesquisa para toda a área (euro-)mediterrânica na época do desenvolvimento do turismo de massas.
Obteve o seu doutoramento no Instituto Universitário Europeu em 2019 e, depois, colaborou como investigadora no Centro de Investigação Cultural e Histórica do Socialismo da Universidade Juraj Dobrila de Pula, onde também foi docente. Interessa-se principalmente pela história cultural da Jugoslávia socialista no contexto mediterrânico, com foco nas relações da cultura popular e do turismo.
Apresentou o seu trabalho em inúmeras conferências e publicou artigos em inglês e croata. Publicou seu primeiro livro “Yugoslav Socialism ‘Flavoured with Sea, Flavoured with Salt’: Mediterranization of Yugoslav Popular Culture in the 1950s and 1960s under Italian Influences” (Srednja Europa: Zagreb) em 2022.
Áreas de Investigação
- História cultural
- Socialismo
- Turismo
Publicações destacadas
- Buhin, Anita. Yugoslav Socialism. “Flavoured with Sea, Flavoured with Salt”. Zagreb: Srednja Europa, 2022. [link]
- Buhin, Anita, “”Melodies from the Adriatic:” Mediterranean Influence in Zabavna Music Festivals of the 1950s and 1960s,” in Made in Yugoslavia. Studies in Popular Music, editado por Danijela Š. Beard e Ljerka V. Rasmussen, 25-36. London: Routledge, 2020. [link]
- Buhin, Anita. “Love and fashion: musical comedy and Yugoslav dolce vita,” Studies in Eastern European Cinema 10 (2019): 96-110. [link]
- Buhin, Anita. ““A Romantic, Southern Myth”: ‘One Day’ by the Troubadours of Dubrovnik,” TheMA – Open Access Research Journal for Theatre, Music, Arts 4 (2015): https://www.thema-journal.eu/index.php/thema/article/view/18. [link] 🔓
Projectos principais
- Investigadora no projecto “Microstructures of Yugoslav Socialism: Croatia 1970-1990 (Microsocialism)” — Coordenado por Igor Duda (Juraj Dobrila University of Pula) e financiado pela Croatian Science Foundation. 2018-2023 [link]
- Investigadora no projecto “Making of the Socialist Man. Croatian Society and the Ideology of Yugoslav Socialism” — Coordenado por Igor Duda (Juraj Dobrila University of Pula) e financiado pela Croatian Science Foundation. 2014-2017 [link]
Pesquisa
Agenda
março, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
Direitas Velhas, Direitas Novas
Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema‑direita na Europa ocidental do pós‑Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.
Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema‑direita herdeiras do fascismo paradigmático das décadas de 1930 e 1940, nos seus contextos históricos, económico‑sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema‑direita emergente.
Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas‑direitas reencontram‑se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente.
A sessão conta com a presença do autor e moderação de António Carvalho, co-curador da exposição Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich, patente no piso 1 do Museu do Neo-Realismo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Museu do Neo-Realismomuseuneorrealismo@cm-vfxira.pt Rua Alves Redol, 45 — 2600-099 Vila Franca de Xira
Notícias
Teresa Pinto Coelho vence Prémio Grémio Literário com obra sobre Eça
Mar 20, 2025
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
Projecto TRANSMAT termina com conferência e exposição
Mar 14, 2025
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
Ricardo Pérez Haristoy em Lisboa
Mar 13, 2025
O vencedor do Prémio Amílcar Cabral estará em Lisboa na próxima semana