Quintino Lopes convidado pelo ERC como revisor especializado
Out 3, 2025 | Notícias

Quintino Lopes foi convidado pelo European Research Council (ERC) para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025, complementando assim as valências dos membros do painel “Social Sciences and Humanities: Institutions, Governance and Legal Systems” (coordenado por Claes De Vreese).
Para o investigador do IHC, que actualmente coordena o projecto PHONLAB, “este convite é uma manifestação da projecção e reconhecimento internacional da investigação produzida pelo IHC” e “evidencia o sucesso da estratégia do Instituto em apoiar os seus investigadores e a sua internacionalização.”
Numa reflexão mais pessoal, Quintino Lopes diz-nos que a experiência foi muito positiva, com prazos que permitiram “uma análise aturada dos projectos” e que a maior dificuldade encontrada prendeu-se com a quantidade de documentação que necessitou de apreender previamente, já que há muitos “parâmetros e questões a atender” e que tal é “vital para avaliar criteriosamente os projectos”, mas que a equipa do ERC foi sempre prestável.
As ERC Consolidator Grants distinguem investigadores/as de excelência com projectos que são financiados com até 3 milhões de euros. No IHC, Maria de Lurdes Rosa recebeu uma dessas bolsas, que permitiu o desenvolvimento do projecto VINCULUM, concluído em 2025.
Outras notícias
-
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura -
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab -
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards -
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira -
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025 -
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
Pesquisa
Oportunidades
Investigador/a Júnior — Projecto STEXEU — DE
Prazo: 26 Janeiro 2026
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Notícias
IHC dedica ciclo de cinema a Frantz Fanon
Jan 9, 2026
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte
Publicação do TRANSMAT debate legados e responsabilidades de museus portugueses
Jan 7, 2026
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos
Pedro Cerdeira é o quarto vencedor do Prémio Amílcar Cabral
Jan 6, 2026
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura
