História oral, descolonização e revolução: três novos projectos IHC em torno do 25 de Abril
Abr 21, 2024 | Notícias

Na passada semana, Luís Trindade, Zélia Pereira e José Neves tiveram três novos projectos relacionados com o 25 de Abril financiados pela FCT no âmbito do concurso “O 25 de Abril e a Democracia Portuguesa“.
O projecto “Memória e Revolução. Um arquivo de história oral da militância de base no processo revolucionário de 1974-75”, coordenado por Luís Trindade, tem como objectivo “desenvolver um arquivo de história oral com militantes da Revolução Portuguesa”. Tendo como foco a política de base, a equipa do projecto vai realizar “entrevistas com militantes e utilizará esta fonte em discussões públicas sobre a memória social e na elaboração de uma história inovadora “a partir de baixo””. Da equipa farão parte, além do coordenador, Francisco Bairrão Ruivo (IHC e Museu do Aljube), Joana Craveiro, Ricardo Noronha, Rita Lucas Narra, Rita Luís e Victor Pereira (IHC), e Miguel Cardina (CES — Universidade de Coimbra).
Já Zélia Pereira e Pedro Aires Oliveira (co-coordenador), propuseram um projecto focado na descolonização de Timor-Leste: “Examinar a descolonização de Timor-Leste, 1974-82: o Relatório Riscado”. Os coordenadores explicam que Timor-Leste foi “o único território onde o processo de negociação com as forças políticas locais não conduziu à independência”, levando, antes à invasão pela República da Indonésia a 7 de Dezembro de 1975. “O processo que conduziu a este desfecho continua a ser uma das questões mais polémicas do fim do império português”, mas “a recente desclassificação de um acervo documental relativo a estes acontecimentos permite lançar nova luz sobre este momento histórico crítico.”
Por fim, José Neves e Diego Palacios Cerezales (co-coordenador, Universidad Complutense de Madrid), através do IN2PAST, viram aprovado o projecto “Revolução, para a história de um conceito. Análise de debates parlamentares portugueses, 1821-2024”. Centrando-se na “ideia de revolução”, que modelou “formas de intervir e interpretar a realidade um pouco por todo o mundo”, a equipa vai analisar “a frequência e significados do uso do termo revolução/revoluções em debates parlamentares portugueses”, contribuindo “para uma história do conceito na cultura política portuguesa”. Aos coordenadores, juntam-se Joana Dias Pereira, Daniel Alves, Rita Luís e José Miguel Ferreira (IHC), João Mineiro (CRIA ISCTE), Paulo Silveira e Sousa (CHAM – NOVA FCSH), Ana Drago e Miguel Cardina (CES — Universidade de Coimbra), Goffredo Adinolfi (CIES ISCTE), Tiago Fernandes (CEI ISCTE), e Bruno Damásio (NOVA IMS).
Com um financiamento total de cerca de 75 mil euros, atribuído pela FCT no no âmbito do protocolo celebrado com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, os projectos decorrerão entre 2024 e 2026.
Imagem: © FCT
Outras notícias
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
-
Irene Flunser Pimentel foi uma das personalidades agraciadas “pelo seu contributo notável à cultura”.
-
Miguel Carmo e José Filipe Costa foram argumentistas n'“O Riso e a Faca”
-
Exposição “Angola: Saberes em movimento” no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
A tese foi galardoada com o Prémio Francisco Canais Rocha para estudos sobre o movimento operário
-
Catarina Laranjeiro e Inês Vieira Gomes são as curadoras da exposição
-
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
-
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
-
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo
-
Joana Dias Pereira integra o Comité Executivo da IFPH
-
SMS — Shared Memories of Solidarity foi seleccionado pela FCT
-
Comunidade na plataforma Zenodo, EU Open Research Repository e conjunto livros na OAPEN
-
Iniciativa de museologia colaborativa com Kanawayuri Marcello Kamaiurá e Auakamu Kamayurá
-
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
-
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
-
O vencedor do Prémio Amílcar Cabral estará em Lisboa na próxima semana
-
Nem só os estudantes “fazem Erasmus” noutros países
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.