História oral, descolonização e revolução: três novos projectos IHC em torno do 25 de Abril

Abr 21, 2024 | Destaque, Notícias

Na passada semana, Luís Trindade, Zélia Pereira e José Neves tiveram três novos projectos relacionados com o 25 de Abril financiados pela FCT no âmbito do concurso “O 25 de Abril e a Democracia Portuguesa“.

O projecto “Memória e Revolução. Um arquivo de história oral da militância de base no processo revolucionário de 1974-75”, coordenado por Luís Trindade, tem como objectivo “desenvolver um arquivo de história oral com militantes da Revolução Portuguesa”. Tendo como foco a política de base, a equipa do projecto vai realizar “entrevistas com militantes e utilizará esta fonte em discussões públicas sobre a memória social e na elaboração de uma história inovadora “a partir de baixo””. Da equipa farão parte, além do coordenador, Francisco Bairrão Ruivo (IHC e Museu do Aljube), Joana Craveiro, Ricardo Noronha, Rita Lucas Narra, Rita Luís e Victor Pereira (IHC), e Miguel Cardina (CES — Universidade de Coimbra).

Já Zélia Pereira e Pedro Aires Oliveira (co-coordenador), propuseram um projecto focado na descolonização de Timor-Leste: “Examinar a descolonização de Timor-Leste, 1974-82: o Relatório Riscado”. Os coordenadores explicam que Timor-Leste foi “o único território onde o processo de negociação com as forças políticas locais não conduziu à independência”, levando, antes à invasão pela República da Indonésia a 7 de Dezembro de 1975. “O processo que conduziu a este desfecho continua a ser uma das questões mais polémicas do fim do império português”, mas “a recente desclassificação de um acervo documental relativo a estes acontecimentos permite lançar nova luz sobre este momento histórico crítico.”

Por fim, José Neves e Diego Palacios Cerezales (co-coordenador, Universidad Complutense de Madrid), através do IN2PAST, viram aprovado o projecto “Revolução, para a história de um conceito. Análise de debates parlamentares portugueses, 1821-2024”. Centrando-se na “ideia de revolução”, que modelou “formas de intervir e interpretar a realidade um pouco por todo o mundo”, a equipa vai analisar “a frequência e significados do uso do termo revolução/revoluções em debates parlamentares portugueses”, contribuindo “para uma história do conceito na cultura política portuguesa”. Aos coordenadores, juntam-se Joana Dias Pereira, Daniel Alves, Rita Luís e José Miguel Ferreira (IHC), João Mineiro (CRIA ISCTE), Paulo Silveira e Sousa (CHAM – NOVA FCSH), Ana Drago e Miguel Cardina (CES — Universidade de Coimbra), Goffredo Adinolfi (CIES ISCTE), Tiago Fernandes (CEI ISCTE), e Bruno Damásio (NOVA IMS).

Com um financiamento total de cerca de 75 mil euros, atribuído pela FCT no no âmbito do protocolo celebrado com a Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, os projectos decorrerão entre 2024 e 2026.

 

Imagem: © FCT

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X