
Notícias
-
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
-
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
-
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop

Detalhes do Evento
Reunião aberta promovida pelo GTPPA com o objectivo de discutir questões relacionadas com a avaliação, selecção, incorporação, tratamento e digitalização de materiais arquivísticos. Avaliação, selecção, incorporação, tratamento e digitalização
Ver mais
Detalhes do Evento
Reunião aberta promovida pelo GTPPA com o objectivo de discutir questões relacionadas com a avaliação, selecção, incorporação, tratamento e digitalização de materiais arquivísticos.
Avaliação, selecção, incorporação, tratamento e digitalização da documentação:
práticas e desafios
3.ª Reunião Aberta do Grupo de Trabalho em Políticas Públicas de Arquivo do IN2PAST
Esta terceira reunião de trabalho aberta promovida pelo Grupo de Trabalho em Políticas Públicas de Arquivo do IN2PAST (GTPPA) tem como objectivo discutir questões relacionadas com a avaliação, selecção, incorporação, tratamento e digitalização de materiais arquivísticos, debatendo o estado atual das políticas públicas de arquivo portuguesas em relação a estas matérias e imaginando futuros possíveis na era do digital e da inteligência artificial.
A 3.ª Reunião Aberta do GTPPA dá continuidade às duas primeiras sessões públicas (Para uma Radiografia dos Arquivos em Portugal – I e II), realizadas no primeiro semestre deste ano, na Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), reunindo investigadores/as e académicos/as, profissionais do sector, decisores/as e representantes da sociedade civil.
Além de investigadores/as de diferentes centros de investigação do IN2PAST, participam nesta reunião representantes dos Arquivos Distritais do Porto e da Guarda, da EAD – Empresa de Arquivo e Documentação, do Departamento de Cultura e Turismo e Divisão do Arquivo Municipal de Braga, do Arquivo da Unidade Local de Saúde São João / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Fundação Cupertino de Miranda, do Arquivo Histórico Municipal do Porto e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.´
Programa
10h • Abertura
Fátima Ferreira • Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST
Filipa Magalhães • CESEM – NOVA FCSH / IN2PAST
Rita Sampaio da Nóvoa • IHC – NOVA FCSH / IN2PAST, GTPPA
10h20 – 13h • MESA-REDONDA
Moderação • Francisco Mendes • Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST
10h20 • Olinda Cardoso • Arquivo Distrital do Porto
10h35 • Paulo Veiga • EAD – Empresa de Arquivo e Documentação
10h50 • Levi Coelho • Arquivo Distrital da Guarda
11h05 • Porfírio Correia/ Fernanda Sousa • Departamento de Cultura e Turismo / Divisão do Arquivo Municipal de Braga
11h20 – 13h00 • Debate
13h – 14h • Almoço
14h30 – 16h30 • MESA-REDONDA
Moderação • Mário Farelo • Lab2PT – Universidade do Minho / IN2PAST
14h30 • Fernanda Gonçalves • Arquivo da Unidade Local de Saúde São João & Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
14h45 • Marlene Oliveira • Fundação Cupertino de Miranda
15h00 • Daniela Fernandes/ Marta Brandão / Maria João Calheiros • Arquivo Histórico Municipal do Porto
15h15 • Armando Malheiro • Faculdade de Letras da Universidade do Porto
15h30 – 16h30 • Debate
>> Descarregar o programa (PDF) <<
O GTPPA, criado no âmbito do IN2PAST, tem como intuito debater as políticas públicas de arquivo em Portugal, contribuindo para a salvaguarda do património arquivístico e cultural e a preservação da memória. Considera-se que o investimento em políticas públicas de arquivo é essencial não só para garantir a salvaguarda do património arquivístico e cultural, mas também para
assegurar os direitos de cidadania, a transparência democrática e a continuidade da preservação da memória. Para além de uma base legislativa sólida, estas políticas públicas devem munir-se de recursos humanos e financeiros adequados, partindo de objectivos programáticos, cuidadosamente delineados, a partir de uma análise científica prévia. Deste modo, o processo de construção de políticas arquivísticas coerentes e articuladas deve estabelecer-se em diálogo entre as autoridades competentes, profissionais do setor, universidades e sociedade civil.
Assim, o GTPPA visa organizar e promover um debate público qualificado que contribua para a definição e implementação de políticas públicas de arquivo, reflectindo e intervindo em duas frentes:
- Análise das práticas de salvaguarda, tratamento e estudo de arquivos públicos, privados e da sociedade civil e debate sobre as potencialidades e problemas inerentes a essas práticas;
- Reflexão sobre os riscos de perda de memória resultantes da não preservação ou incorporação de fundos ou colecções documentais nos arquivos existentes ou por constituir.
O GTPPA é coordenado pelas investigadoras Joana Dias Pereira, Maria de Lurdes Rosa e Rita Sampaio da Nóvoa (IHC – NOVA FCSH) e conta com a participação de membros das várias unidades de investigação do IN2PAST.
Tempo
(Sexta-feira) 10:00 am - 5:00 pm
Organizador

Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa actualizado (PDF) <<
Sexta sessão:
Aida Gomes (escritora e investigadora)
António Candeias (HERCULES — Universidade de Évora / IN2PAST)
Nélia Dias (CRIA ISCTE / IN2PAST)
Nuno Silas (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST)
Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Sónia Vespeira de Almeida (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha
Publicações

Recensão a ‘Women’s History at the Cutting Edge’
Recensão crítica de Giulia Strippoli ao livro Women’s History at the Cutting Edge, editado por Teresa Bertilotti, sobre história das mulheres.

Recensão a ‘Subterranean Fanon’
Recensão crítica de Manuela Ribeiro Sanches à obra Subterranean Fanon, escrita por Gavin Arnall, sobre Frantz Fanon.

A propósito dos debates sobre o populismo
Artigo de Fernando Dores Costa, publicado na revista Práticas da História, que analisa o fenómeno do populismo.

Administrar para manter o regime
Capítulo da Ana Carina Azevedo, incluído no livro Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política, sobre a reforma da administração pública.

A era dos congressos
Capítulo de Joana Dias Pereira, incluído no livro Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política, sobre o movimento associativo no liberalismo.

Construção do Estado, Movimentos Sociais e Economia Política
Livro coordenado por Joana Dias Pereira et al. sobre os processos de construção do Estado Contemporâneo e a sua articulação com os movimentos sociais.
Pesquisa
Notícias
Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
25 Set 2025
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
12 Set 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Práticas da História celebra 10 anos
24 Jul 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
30 Set
Prazo: 30 Setembro 2025