Terceira edição do Prémio Amílcar Cabral
Mar 19, 2024 | Notícias

O IHC e do Padrão dos Descobrimentos / EGEAC abriram o concurso para a terceira edição do Prémio Amílcar Cabral, que se destina a “a galardoar um artigo de investigação histórica, que poderá incidir sobre qualquer temática e problemática relativa à história das resistências anti-coloniais e dos impérios coloniais”.
Ao prémio podem concorrer pessoas de qualquer nacionalidade que se tenham doutorado nos últimos três anos, habilitando-se a uma estadia de investigação em Lisboa. Na terceira edição deste prémio, o júri será composto por Manuela Ribeiro Sanches (Instituto de História Contemporânea), Elísio Macamo (Philosophisch-Historische Fakultät, Universität Basel) e Cristina Roldão (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia — Iscte-IUL).
Em anos anteriores, foram galardoados o especialista em literatura africana Sakiru Adebayo (segunda edição) e o historiador Esmat Elhalaby (primeira edição). As candidaturas para a terceira edição encontram-se abertas até 26 de Maio e o regulamento do Prémio pode ser consultado aqui.
Outras notícias
-
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
-
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Professor/a Auxiliar — História — FCT Tenure IV
Prazo: 10 Setembro 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro