Esmat Elhalaby vence Prémio Amílcar Cabral

Dez 20, 2021 | Destaque, Notícias

O historiador Esmat Elhalaby foi o vencedor da primeira edição do Prémio Amílcar Cabral, promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.

Elhalaby é Professor Auxiliar de História Transnacional na Universidade de Toronto, especializado em história do Oeste e Sul da Ásia e apresentou a concurso o artigo “Empire and Arab Indology”, publicado na revista Modern Intellectual History (Cambridge University Press, CUP).

Considerou o júri do concurso, constituído por Manuela Ribeiro Sanches, Francisco Bethencourt e António Tomás, que o artigo “apresentava uma abordagem particularmente inovadora a um tema pouco estudado, o percurso de Wadi’ Al-Bustani, advogado, activista, poeta, tradutor e comentador de obras canónicas da indologia para o árabe, oferecendo, assim, um exemplo de uma forma de se praticar uma história intelectual que não ignore perspectivas e contactos Sul-Sul”.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas: a Oliver Crawford, da London School of Economics, com o artigo “Translating and Transliterating Marxism in Indonesia,” publicado na Modern Asian Studies (CUP); e a Ismay Milford, da Universidade de Edimburgo, pelo artigo “Federation, Partnership, and the Chronologies of Space in 1950s East and Central Africa”, publicado na The Historical Journal (CUP).

O Prémio Amílcar Cabral foi lançado a 10 de Junho de 2021, visando “promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade”. Consiste numa bolsa de investigação em Lisboa, cobrindo os custos de viagem e estadia, bem como as respectivas ajudas de custo. O programa científico e cultural relativo à estadia do vencedor será anunciado no início de 2022.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X