Daniele Serapiglia na Universidad Complutense de Madrid
Fev 3, 2022 | Notícias

Despedimo-nos esta semana do investigador Daniele Serapiglia, que integrou o IHC em 2016 e que iniciou agora um novo projecto de investigação na Universidad Complutense de Madrid, em Espanha, após ter ganho um concurso Ramon y Cajal.
Depois de se dedicar à história do desporto, e do futebol em particular, e a sua relação com o Fascismo, neste novo projecto, o Daniele vai estudar a influência católica na cultura de massas juvenil (cinema, música, desporto, etc.) entre 1945 e 1958, os anos de Pio XII. Dessa forma, tentará compreender a influência da cultura popular católica na formação das identidades nacionais e transnacionais nos países da Europa do Sul. Para além disso, será também docente nas áreas da História dos Movimentos Sociais e História dos Nacionalismos.
Daniele Serapiglia doutorou-se em 2009 na Università degli Studi di Bologna com uma tese sobre o corporativismo e tradicionalismo católico em Portugal. Em 2015, ganhou uma bolsa de pós-doutoramento da FCT, integrando o IHC no ano seguinte. E em 2018, foi galardoado com uma Bolsa de Investigador Visitante do Remarque Institute da Universidade de Nova Iorque.
Desejamos-lhe muita sorte nesta nova fase da sua carreira académica!
Outras notícias
-
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
IHC no Dia da Investigação e Inovação da FCSH
Nov 6, 2025
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema “Investigação nos Eixos”
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar