Daniele Serapiglia recebe bolsa do Remarque Institute
Mar 7, 2018 | Notícias

O investigador do IHC Daniele Serapiglia foi galardoado com uma Bolsa de Investigador Visitante do Remarque Institute da Universidade de Nova Iorque.
Durante cerca de quatro meses, o investigador italiano radicado em Portugal vai desenvolver estudos sobre o futebol na Europa do Sul (Portugal, Espanha e Itália) e a sua relação com a identidade europeia, tirando partido do acesso a uma vasta bibliografia anglo-saxónica sobre história do desporto e relações identitárias disponível em Nova Iorque. Esta “visita” vai-lhe permitir aprofundar o trabalho que está a desenvolver no âmbito da sua Bolsa de Pós-Doutoramento, atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2016.
É a primeira vez que um investigador da Universidade NOVA de Lisboa integra este programa, distinção apenas atribuída a outros dois académicos de instituições portuguesas: António Costa Pinto e Rui Tavares, em 2017 e 2016, respectivamente. No passado, figuras como Zeev Sternhell, Gilles Pécout, Sergio Luzzatto, Pierre Rosanvallon, Giulio Sapelli, Donald Sassoon ou Ruth Bem-Ghiat foram também recipientes desta bolsa.
O Remarque Institute é um centro de investigação dedicado aos estudos sobre a Europa, nomeadamente na sua faceta social e cultural. Foi criado em 1995, sob direcção do historiador britânico Tony Judt, a partir de um donativo da famosa actriz Paulette Goddard, viúva do escritor alemão Erich Maria Remarque – que dá nome ao instituto.
Outras notícias
-
A exposição "Ceci n’est Pas Francisco" está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV -
O "Tombo I da Igreja de Machico" vai ser o mote para uma série de eventos culturais -
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias” -
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução” -
"É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente" -
Membros da equipa estiveram na Cidade da Praia para o I Workshop de Escrita Radical Criativa do Projecto FILMASPORA -
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC -
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte
Pesquisa
Notícias
Marta Pinto Machado em dose dupla em Lisboa: MNAC e CCCV
Mai 14, 2026
A exposição “Ceci n’est Pas Francisco” está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV
Ainda há VINCULUM na Madeira
Mai 12, 2026
O “Tombo I da Igreja de Machico” vai ser o mote para uma série de eventos culturais
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”


