IHC tem novos Órgãos Sociais
Mai 7, 2021 | Notícias

Foram hoje eleitos os membros dos novos Órgãos Sociais do Instituto de História Contemporânea, que passou a ter um novo presidente. José Neves doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL, foi investigador de pós-doutoramento no ICS (Universidade de Lisboa) e desde 2011 que é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH).
A nova Direcção do IHC conta também, na vice-presidência, com Maria de Fátima Nunes, Professora Catedrática da Universidade de Évora e coordenadora do Pólo do IHC naquela universidade, e Paulo Jorge Fernandes, Professor Auxiliar da NOVA FCSH. Da equipa que assume a Direcção do IHC fazem agora igualmente parte Ana Isabel Queiroz, Professora Auxiliar do departamento de Geografia da NOVA FCSH, e as historiadoras Joana Dias Pereira e Rita Luís, ambas investigadoras contratadas ao abrigo do programa de Estímulo ao Emprego Científico Individual.
A Mesa da Assembleia Geral manteve a sua constituição, com Cristina Joanaz de Melo (presidente, investigadora da NOVA FCSH), Ana Cristina Martins (vice-presidente, investigadora da Universidade de Évora) e Daniel Alves (secretário, Professor Auxiliar da NOVA FCSH). O Conselho Fiscal é renovado com o historiador Jorge Pedreira, Professor Associado na NOVA FCSH, a assumir a presidência deste órgão, que inclui também Maria Inácia Rezola, professora na ESCS (IPL), e a investigadora Elisabete Pereira (Universidade de Évora).
Todos os órgãos foram eleitos para um mandato com a duração de dois anos, período que será marcado pela implementação do IN2PAST, o novo Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, bem como pela continuidade do projecto programático do IHC que foi avaliado e financiado pela FCT para o período de 2020-2023. A prossecução de um programa de investigação valorizador da análise comparada e transnacional, da história do colonialismo e do anticolonialismo, bem como a aposta nas humanidades digitais, no aprofundamento do estudo da memória e na relação com outras formas de uso do passado, continuarão a constituir eixos fundamentais da vida do instituto.
Outras notícias
-
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
IHC no Dia da Investigação e Inovação da FCSH
Nov 6, 2025
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema “Investigação nos Eixos”
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar