IHC integra novo Laboratório Associado IN2PAST

Fev 25, 2021 | Destaque, Notícias

O Instituto de História Contemporânea dá um novo passo em frente na sua história, com a criação do IN2PAST, o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território. Aprovado no concurso que a Fundação para a Ciência e Tecnologia abriu em 2020, e cujos resultados foram ontem anunciados, o novo Laboratório Associado junta, além do IHC, as seguintes unidades de investigação: CESEM, CHAIA, CRIA, HERCULES, IHA e LAB2PT. A possibilidade de o IHC participar activamente nesta candidatura é devida ao compromisso firmado pela Universidade de Évora e pela Universidade NOVA de Lisboa (as duas instituições de gestão do IHC) com os principais objectivos do concurso: a criação de carreiras de investigação científica e o apoio ao desenvolvimento de políticas públicas.

A atribuição do estatuto de Laboratório Associado é entendida como um reconhecimento e um forte estímulo ao trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos, salientando-se a afinidade entre as linhas temáticas que presidem ao actual projecto programático do IHC e as linhas de investigação do IN2PAST. Questões como os usos do passado (dos estudo sobre memória à museologia), as mediações modernas (das artes às humanidades digitais) e os mundos precários (com destaque para a história ambiental) têm sido por nós abraçadas nos últimos anos e encontraram novos interlocutores e maior alcance no quadro do IN2PAST. Para o IHC, esta é também uma grande oportunidade para estreitarmos ainda mais as relações de colaboração com equipamentos culturais essenciais à investigação historiográfica e à presença da história na esfera pública, nomeadamente arquivos, museus e monumentos.

A aventura que agora começa tem, ainda, um sentido transdisciplinar que muito nos desafia, reunindo-nos a colegas provenientes de áreas disciplinares como a química, a arquitectura, os estudos musicais, a história da arte ou a antropologia. Não queríamos, ainda assim, deixar de afirmar que a atribuição do título de laboratório associado ao IN2PAST é também um motivo de alento para a área disciplinar da História e Arqueologia, sendo o IHC a primeira unidade de investigação desta área a que é atribuído o estatuto em questão. Alento que será também extensível às Ciências Sociais e Humanas, na medida em que, até ao presente concurso, somente o ICS (Universidade de Lisboa) e o CES (Universidade de Coimbra) beneficiavam do estatuto de Laboratório Associado. A criação do IN2PAST é certamente um motivo de contentamento para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, a qual, através do IHC, do CRIA, do IHA e do CESEM, vê assim reconhecida a excelência das suas unidades de investigação.

A Direcção do IHC

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X