VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025 | Notícias

O projecto VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025, com a candidatura Mindful journeys to a shared past: crafting History, engaging fellow citizens, co-creating informed and reflexive mind, apresentada por Maria de Lurdes Rosa.
A candidatura do VINCULUM foi composta por dois conjuntos de iniciativas: o “Programa educativo para alunos do ensino secundário” e o “Programa de história e património local”. O primeiro baseou-se no valor educativo da descoberta do património local, enquanto que o segundo compreendeu quatro actividades diferentes que envolveram historiadores/as locais, associações culturais, departamentos municipais de cultura e sociedade. São exemplos o programa “Vínculos com (a) História”, o projecto “Vínculo do mês” ou a iniciativa “Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” (que reuniu cerca de 1500 visitantes em quatro dias).
Maria de Lourdes Rosa destacava três conquistas fundamentais: “demonstrar o valor do desenvolvimento de projetos de Ciência Cidadã em História, particularmente na História não contemporânea, provando a relevância do estudo de passados distantes; provar à comunidade académica que as atividades de Ciência Cidadã podem ser implementadas com sucesso em projetos de investigação pura; transformar as perspetivas dos participantes sobre a história local e a genealogia, passando de interpretações estreitas ou míticas para uma compreensão mais ampla e complexa do passado, ao mesmo tempo que se valida a importância de investir fundos de investigação europeus em tais iniciativas.”
O júri do prémio “ficou impressionado com a variedade de parceiros e com a forma como o projecto se centrou em estudantes de zonas rurais ou marginalizadas, que foram ensinados a ser guias de história”, apreciando também “a variedade de resultados do trabalho, desde visitas a casas até um livro e podcasts”. Josep Perelló, membro do júri, assinalou a maturidade da ciência cidadã, revelada na qualidade e diversidade dos projectos a concurso, que representavam muitos temas e disciplinas, incluindo as ciências sociais e as humanidades, “o que torna a ciência cidadã mais forte”.
O Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã “distingue, apresenta e apoia projectos excepcionais cujo impacto social e político contribui para o desenvolvimento de uma sociedade pluralista, inclusiva e sustentável na Europa”. Os projectos vencedores foram anunciados a 19 de Junho no Cluster event: Advancing Public Engagement and Citizen Science in the ERA, na Comissão Europeia (Bruxelas). A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá em Linz, a 4 de Setembro, integrada no Ars Electronica Festival. A Ars Electronica atribui o Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã em nome da Comissão Europeia, no âmbito do projecto IMPETUS. O vencedor do Grande Prémio foi o projecto HEROINES: Heritage of Emancipation — Empowering Roma Women through Building Networks of Solidarity (Sérvia).
No início do ano, com a candidatura “Podes ser um Historiador”, o VINCULUM já havia recebido o YERUN Open Science Award 2024.
Outras notícias
-
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos
Pesquisa
Oportunidades
Investigador/a Júnior — Projecto STEXEU — DE
Prazo: 26 Janeiro 2026
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Notícias
Matt Cook é o IHC Visiting Scholar 2025-2026
Jan 13, 2026
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford
IHC dedica ciclo de cinema a Frantz Fanon
Jan 9, 2026
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte
Publicação do TRANSMAT debate legados e responsabilidades de museus portugueses
Jan 7, 2026
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos