VINCULUM recebe um YERUN Open Science Award
Fev 21, 2025 | Notícias

As diversas iniciativas de Ciência Aberta levadas a cabo pela equipa do projecto VINCULUM foram galardoadas com um YERUN Open Science Award 2024. Sob o mote “Podes ser um Historiador”, a candidatura do VINCULUM agregou vários exemplos de envolvimento de escolas e comunidades em projectos de investigação do património local.
O projecto VINCULUM incluiu um extenso programa educativo onde foi promovido um modelo que associou a investigação ao ensino das humanidades, utilizando dados de investigação adaptados aos conhecimentos e interesses dos estudantes, sobretudo do Ensino Secundário. Os alunos e alunas aprenderam a explorar os dados e foram encorajados a produzir resultados concretos, incluindo um texto, no caso do concurso “Cria Vínculos com a História”, ou acompanhando visitantes às casas históricas, no caso do projecto cidadão “Vínculos com (a) História: à descoberta das Casas Históricas da Ribeira Lima”. Foram também incentivados a reflectir sobre questões problemáticas da história, como a identidade, a violência ou a escravatura.
Coordenado por Maria de Lurdes Rosa, o VINCULUM é um projecto de investigação financiado pelo European Research Council, através de uma ERC Consolidator Grant, e tem como objectivo o estudo profundo dos vínculos nas sociedades do Sul da Europa, de forma a poder os poder conceptualizar e explicar. Os vínculos eram instituições legais que enquadravam as estruturas de parentesco e organizava a transmissão do património, sobretudo beneficiando o filho mais velho (do sexo masculino) e evitando vazios e rupturas de linhagem.
A YERUN é a Rede de Jovens Universidades Europeias de Investigação e reúne jovens universidades tendo como objectivo principal “fazer ouvir a voz das jovens universidades da Europa através de uma representação estratégica específica e de uma ação de lobbying”, reforçando a sua cooperação e “maximizando as oportunidades de colaboração em áreas de interesse e benefício mútuos”. Os YERUN Open Science Awards foram lançados em 2021 e “visam reconhecer e recompensar os esforços feitos pela comunidade académica para promover a Ciência Aberta nas suas instituições e fora delas”.
Além do VINCULUM, a YERUN distinguiu ainda mais três iniciativas pelo seu impacto e inovação, uma na Irlanda (Universidade de Limerick), dedicada à sustentabilidade da Ciência Aberta e respectiva integração em projectos já existentes; e duas na Alemanha, uma relacionada com o suporte e incentivo às práticas de Ciência Aberta (Universidade de Bremen) e outra na área da nuroendocrinologia (Universidade de Konstanz).
Para a redacção desta notícia, contamos com a contribuição de Rita Hasse Ferreira.
Outras notícias
-
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
-
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
-
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Investigador/a Júnior — Projecto STEXEU — DE
Prazo: 7 Maio 2025
Investigador/a Júnior — Projecto STEXEU — GR
Prazo: 6 Maio 2025
Notícias
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” chega a Portugal
Abr 30, 2025
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
Víctor Barros e Aurora Almada e Santos contribuem para nova exposição no Museu do Aljube
Abr 22, 2025
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
Cláudia Ninhos em Bruxelas a convite da Comissão Europeia
Abr 16, 2025
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo