
Práticas da História Nº 11
Fev 8, 2021 | 2020, Edições, Revista Práticas da História

Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past
- 2020
- Número 11
- ISSN: 2183-590X
- Número especial: Provincializing Europe – 20.º aniversário — Coordenado por José Neves e Marcos Cardão
Excerto do Editorial:
Em 2000, quando foi publicado o livro Provincializing Europe – Post-colonial Thought and Historical Difference, de Dipesh Chakrabarty, a autoridade científica da disciplina da História vinha já sendo questionada por perspectivas genericamente classificadas como pós-modernas, na senda de intervenções tão seminais como Metahistory: the Historical Imagination in Nineteenth Century Europe, de Hayden White, obra esta datada de 1973. A publicação do livro mais conhecido de Chakrabarty veio contribuir para o aprofundamento destas perspectivas, mas também para a abertura de um novo ângulo de questionamento da disciplina, ao confrontar os historiadores com a crítica pós-colonial, que então se encontrava em fase de afirmação académica no espaço anglo-saxónico e ameaçava as assunções eurocêntricas de várias disciplinas no campo das ciências sociais e das humanidades.
Vinte anos após a publicação de Provincializing Europe, propusemos à revista Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past a organização de um número especialmente dedicado ao historiador Dipesh Cakrabarty e, em particular, ao seu livro acima referido. As nossas motivações para a organização deste número radicam no impacto que a leitura de Chakrabarty teve na nossa formação intelectual, mas também ganham alento pelo facto de lutas anti-racistas recentes terem vindo a instigar uma série de debates em torno da descolonização do conhecimento histórico, da memória colectiva e dos resquícios do passado colonial no presente. É com regozijo que registamos que o ano em que se derrubaram tantas estátuas que celebram os heróis do colonialismo europeu coincide com o vigésimo aniversário de Provincializing Europe, texto que continua a desafiar os limites do moderno pensamento europeu, animando debates sobre o historicismo, a escrita da história e as políticas do tempo, bem como a problematização de categorias centrais à teoria social e política, tais como modernidade, universalismo, capitalismo ou diferença.
José Neves (IHC — NOVA FCSH) e Marcos Cardão (CEC — Universidade de Lisboa)
Outros Números
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O novo livro de Paula Godinho vai ser lançado também no Porto, na livraria UNICEPE, com apresentação de
Ver mais
Detalhes do Evento
O novo livro de Paula Godinho vai ser lançado também no Porto, na livraria UNICEPE, com apresentação de Cristina Nogueira.
O Impossível Demora Mais
Antropologia para o futuro, correntes frias da realidade e correntes quentes da esperança
Nada há de normal ou natural no desvanecimento da esperança. Neste livro, a autora parte da realidade atual da grã-crise para ensaiar uma crítica aos princípios que ordenam o tempo, entre o que pode acontecer, desacontecer e reacontecer. Os futuros desafiam-se, e a memória pode ser um terraço para outra coisa ainda, para escapar ao provável, apresentado como uma condenação. A construção do possível e mesmo do impossível remete para etnografias da resistência, em lugares concretos e entre pessoas concretas, com recurso a subjetivações libertadoras. Procuram-se fulgores que trazem dentro o jogo, a brincadeira e a festa, como invenção de mundos por vir, que poderão servir de tocha para esboroar incertezas e esboçar uma teoria das disputas do futuro, entre qualidades do tempo, rastos que são também rastilhos, rumos para a ação coletiva, esperança que é verbo e construção, prática e concretização. Finalmente, traz dentro a pressa que se põe num remate acerca do impossível, que é necessário.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:00 pm
Organizador
Edições Tigre de Papel e Cooperativa UNICEPE
Notícias
Manuel Loff recebe Medalha de Mérito do Porto
Jul 14, 2025
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA