Adesão do IHC ao CLACSO aprovada
Mai 15, 2020 | Notícias

A candidatura do IHC ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), a maior rede de ciências sociais da América Latina e Caraíbas, foi aprovada pela sua Comissão Directiva e Assembleia Geral no início do mês de Maio. Paula Godinho, uma das promotoras da candidatura do IHC, classificou esta notícia como “fantástica”, realçando que é um “passo gigantesco” para a internacionalização do IHC e “um grande avanço nos formatos de descolonização do conhecimento”.
O CLACSO foi criado em 1967, está sediado na Argentina, em Buenos Aires, e integra centenas de centros de investigação de todo o mundo. Os membros do IHC vão poder, a partir de agora, integrar as equipas de projectos e grupos de trabalho transnacionais dinamizados pelo Conselho. Paula Godinho prevê também que o IHC comece a “receber mais doutorandos e investigadores pós-doutorais da América Latina”.
Para além de dinamizar diversos encontros científicos, o CLACSO também atribui bolsas, também uma editora própria, promove formações e cursos de pós-graduação e mantém uma rede de bibliotecas virtuais e repositório digital em acesso aberto, com mais de 800 revistas científicas de ciências sociais e humanidades, bem como um arquivo multimédia.
O IHC é a quinta instituição nacional a ser aprovada no Conselho, juntando-se ao Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ICSTE-IUL), Centro de Investigação e Intervenção Educativas (Universidade do Porto) e Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (Universidade Lusófona).
Outras notícias
-
A exposição "Ceci n’est Pas Francisco" está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV -
O "Tombo I da Igreja de Machico" vai ser o mote para uma série de eventos culturais -
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2026
Notícias
Marta Pinto Machado em dose dupla em Lisboa: MNAC e CCCV
Mai 14, 2026
A exposição “Ceci n’est Pas Francisco” está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV
Ainda há VINCULUM na Madeira
Mai 12, 2026
O “Tombo I da Igreja de Machico” vai ser o mote para uma série de eventos culturais
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”