CEMA — Censura(s): um modelo analítico de processos censórios
Coordenadores:
Rita Luís (IP) & Rui Lopes (Co-IP)
Financiamento:
Fundação para a Ciência e Tecnologia (EXPL/COM-OUT/0831/2021)
Duração:
2022-2023
Resumo:
O CEMA é um estudo exploratório sobre as lógicas e práticas modernas de censura que pretende elaborar um modelo analítico a partir de um caso concreto – Portugal, sob o regime autoritário do Estado Novo (1933-1974). Partindo da questão funcional: como
funciona o sistema censório, o objectivo é criar um modelo analítico abrangente, incluindo os eixos de produção, circulação e recepção/consumo, assim como os seus amplos e heterogéneos mecanismos de silenciamento.
O interesse do CEMA decorre da constatação de que este conceito é transversal a diversos regimes políticos e épocas históricas e, portanto, a sociedades assentes em valores e conceitos que não são ahistóricos, mas, ainda assim, frequentemente sujeitas a entendimentos ahistóricos do conceito censura. Como tal, o CEMA reconhece a importância da criação de um modelo analítico em torno da relação dialética da censura baseada em regulamentos e alicerçada em instituições, de cariz religioso ou secular, e outras formas constitutivas de exclusão, perceptíveis nos vários domínios da produção e recepção de conteúdos e práticas de cultura e da comunicação, em constrangimentos ao usufruto das liberdades de expressão, cuja existência extravasa os sistemas políticos
baseados na repressão.
No CEMA abandonamos o modelo de comunicação linear, utilizado por Müller (2004) na sua conceptualização da censura enquanto sistema comunicativo, e adoptamos um modelo circular de comunicação que é também um circuito de cultura ( Hall, 1997; Gay et al., 1997). A produção e recepção de produtos culturais, incluindo ainda os processos de regulação, representação e identidade encontram-se articulados, como tal, a proposta de Hall (1997) e de Gay et al. (1997) oferece uma grelha analítica integradora da complexa articulação das várias instâncias do processo comunicacional onde a relação dialética entre a censura regulatória e os sistemas de exclusão estrutural incorporados e enraizados nas práticas e representações dos sujeitos, encontra densidade conceptual e operacionalidade.
Alguns autores, baseados em Foucault e Bourdieu, sublinham o papel estrutural que determinados constrangimentos adquirem na formulação do discurso. Este tipo de exclusão é por eles considerado uma forma de censura constitutiva ou estrutural (Burt, 1994; Holquist, 1994), porque é omnipresente, constituindo o substrato inerente ao próprio acto de fala. Estão subjacentes às ordens social, racial, classista, sexual e de género vigente em cada sociedade e à norma social que forja subjectividades. Embora vários autores (Darnton, 2015, Müller, 2004; Freshwater, 2004) realcem a importância de manter uma distinção entre os dois tipos de processos excludentes, argumentando que uma definição demasiado ampla do conceito de censura lhe retiraria a operacionalidade, tanto Müller como Freshwater admitem a importância de toda esta reflexão, e a segunda incorpora a necessidade de um modelo inclusivo, que vá além da acção do estado. No CEMA, partilhamos a necessidade de trabalhar com um conceito operacional de censura, a regulatória, mas, tal como Freshwater, julgamos que um modelo analítico de processos censórios realmente inovador tem de incluir a relação dialética que esta estabelece com a estrutura excludente estrutural de determinada sociedade. Portugal sob o Estado Novo torna-se um caso de estudo apelativo, dada a longa duração do regime, a sua ancoragem no substrato conservador já existente na sociedade portuguesa, fomentado pela sua acção e, finalmente, pela sua dimensão imperial que permite introduzir diferentes lógicas e conceitos de censura, em curso na Europa e nos territórios coloniais. Além do fácil acesso a bibliografia e arquivos, permite-nos reunir uma equipa de especialistas de diferentes áreas disciplinares como a História (política, cultural, internacional e dos media), a antropologia, a sociologia (incluindo a da comunicação), os estudos de tradução e de comunicação, que no decurso das suas investigações têm observado diferentes articulações e operacionalizações da lógica e prática da censura e controlo, no contexto português durante o período em questão. Neste sentido, este projecto inerentemente interdisciplinar dispõe de uma equipa também ela interdisciplinar que encontra na censura o elo de ligação entre o seu trabalho: o peso da mesma no campo literário e cultural (Nuno Medeiros, Daniel Melo, Júlia Leitão de Barros), as interacções com a cultura popular (Vera Marques Alves, Rui Lopes, Leonor Areal, Katrin Pieper) e nas questões de domínio colonial (Nuno Domingos, Catarina Valdigem Pereira, Daniel Melo, Rita Luís) e de género (José Ricardo Carvalheiro, Catarina Valdigem Pereira). Uma equipa apta a responder aos desafios dum projecto desta natureza.
Dado o carácter exploratório, o CEMA partirá da bibliografia existente sobre os âmbitos abrangidos pela censura, categorizando-a segundo as áreas de análise (legislação, actuação, suporte material, etc.), numa base de dados que incluirá o mapeamento dos instrumentos necessários a este estudo, de arquivos públicos à inclusão de outro tipo de fontes. A conceptualização, a arquitectura e o teste do modelo serão desenvolvidos em dois ciclos de workshops (online e presencial).
Equipa — IHC
Equipa externa
Bibliografia citada:
- Müller, Beate, “Censorship and Cultural Regulation: Mapping the Territory,” in Censorship & Cultural Regulation in the Modern Age, editado por Beate Müller, 1-26. Leiden: Brill, 2004. [link]
- Hall, Stuart, “The Work of Representation,” in Representation: Cultural Representations and Signifying Practices, editado por Stuart Hall, 15-64. Londres: SAGE Publications / Open University, 1997.
- du Gay, Paul, Stuart Hall, Linda Janes, Hugh Mackay & Keith Negus. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. Londres: SAGE Publications / Open University, 1997. [link]
- Burt, Richard (Ed.). The Administration of Aesthetics. Censorship, Political Criticism, and the Public Sphere. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1994. [link]
- Holquist, Michael. “Introduction: Corrupt Originals: The Paradox of Censorship,” PMLA 109 (1994): 14-25. [link]
- Darnton, Robert. Censors at Work: How States Shaped Literature. Nova Iorque: W. W. Norton, 2015. [link]
- Freshwater, Helen, “Towards a redefinition of Censorship,” in Censorship & Cultural Regulation in the Modern Age, editado por Beate Müller, 225-242. Leiden: Brill, 2004. [link]
Outros Projectos
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
-
Coordenação: Irene Flunser Pimentel
-
Coordenação: Victor Pereira
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Luís Mendonça de Carvalho
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Manuel Loff
-
Coordenação: Nuno Severiano Teixeira
-
Coordenação: Raquel Varela
-
Coordenação: coord
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Ana Isabel Queiroz
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo, José Maria Brandão de Brito e Alice Cunha
-
Coordenação: Jorge Custódio
-
Coordenação: Rui Lopes
-
Coordenação: Rita Luís
Pesquisa
Agenda
julho, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
![Illustrative banner for the lecture “Rice: ersatz, cultural artifact, object of knowledge, unruly crop”. With Lavinia Maddaluno, from Università Ca’ Foscari , IHC Visting Scholar 2024. The banner includes a photo of Lavinia Maddaluno.](https://ihc.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/2024/06/2024-07-16_Lavinia-Maddaluno_1200x500.jpg)
Detalhes do Evento
Conferência com a IHC Visiting Scholar Lavinia Maddaluno, sobre as respostas socioeconómicas, culturais, científicas, tecnológicas e médicas à expansão da cultura do arroz no Norte de
Ver mais
Detalhes do Evento
Conferência com a IHC Visiting Scholar Lavinia Maddaluno, sobre as respostas socioeconómicas, culturais, científicas, tecnológicas e médicas à expansão da cultura do arroz no Norte de Itália.
Rice: ersatz, cultural artifact, object of knowledge, unruly crop
A dietary mainstay in non-European societies and a cornerstone of dishes like Northern Italian risotto, rice has diverse culinary significance. However, the timing of its introduction to Northern Italy remains unclear. Examining this event offers insights into the process of integrating new crops into both diet and cultural imagination. This talk is about the socio-economic, cultural, scientific, technological, and medical responses to the expansion of rice cultivation in northern Italy between the sixteenth and the eighteenth/early nineteenth centuries. Bringing together the history of knowledge and environmental history, in this talk I will reflect on how rice was appropriated by several actors, and on how these appropriations were intertwined with perceptions and constructions of the landscape and material environment. By interlacing narratives of rice cultivation and of the landscapes rice forms, alongside discussions of infrastructural development and knowledge systems, I will also delineate the progression of interactions between humans and their environments, as well as the evolution of water management practices, scientific advancements, medical understandings, and political-economic ideologies across different historical periods. Additionally, the talk will highlight how resources were conceptualized in the early modern period, reconnecting to contemporary debates on the Anthropocene and on the agency of non-humans.
About IHC’s 2024 Visiting Scholar:
Lavinia Maddaluno is Assistant Professor in early modern history at the Department of Humanities at Ca’ Foscari, Venice, working on David Gentilcore’s ERC project The Water Cultures of Italy 1500-1900. She is a historian of science interested in exploring the nexus between humans, nature and economy in early modern Europe. Lavinia has just completed her first monograph Science and political Economy in Enlightenment Milan (1760-1805), forthcoming with the Voltaire Foundation in autumn 2024. She is currently editing a book on rice in the Mediterranean with Rachele Scuro and a special issue on Water Knowledge with Giacomo Savani and Davide Martino. Lavinia has held multiple fellowships since the end of her PhD (Cambridge UK, 2018), from a Rome Fellowship at the British School at Rome, to a Max Weber Fellowship at the EUI and a joint Warburg/I Tatti Fellowship in the History of Science. More recently, she has been Fellow at the Fondation Maison des Sciences de l’Homme and the Fondazione Einaudi, working on a new project on rice-related knowledge networks between France and Italy in the Enlightenment.
Attendance is free.
Tempo
(Terça-feira) 10:30 am - 12:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
Terceira Edição da IHC Summer School em Évora
Jul 15, 2024
A IHC Summer School vai regressar para a sua terceira edição
Lavinia Maddaluno é a IHC Visiting Scholar 2024
Jul 11, 2024
A historiadora de ciência vai ser a quarta IHC Visiting Scholar
Quintino Lopes visita Salvador da Bahia
Jul 9, 2024
Quintino Lopes visitou o edifício onde funcionou o antigo Laboratório de Fonética da Universidade Federal da Bahia