Organização e inventário do arquivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia
Coordenadoras:
Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
Financiamento:
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Duração:
2008-2014
Equipa:
Madalena Fonseca, Cátia Matias Trindade, Pedro Casquinha Santos, Catarina Cândido, Carina Almeida, Helena Baltazar
Resumo:
Uma das áreas de investigação em que o IHC se encontra empenhado tem a ver com o estudo, eminentemente histórico, da organização da ciência e da actividade científica em Portugal no contexto da realidade política, económica e social e científica e tecnológica em que se inscreve. Como linha de investigação, o estudo reporta-se ao período contemporâneo e, em particular, ao século XX português; a temática centra-se no debate central da inter-relação entre capacidade científica e tecnológica (na óptica das competências acumuladas e potenciadoras e da apetência para a inovação), desenvolvimento económico, social e cultural e a forma que deve revestir a organização e a política para a ciência, considerando o enquadramento política e a forma como esse condicionou a sua constituição e o seu percurso histórico. Note-se que a primeira instituição que tem por vocação promover e apoiar o desenvolvimento científico e a organização da ciência em Portugal, assumindo com clareza o propósito de ‘pensar/planear e mandar fazer ciência’, data de 1929, com princípios e pressupostos decorrente de um conjunto de ideias essenciais que remontam, pelo menos na sua formulação mais explícita, aos primeiros tempos republicanos – quer em matéria de formatação de um pensamento centrado na natureza e objectivos do desenvolvimento, quer quanto à estruturação da metodologia e da estratégia a percorrer (tal como tem sido estudado no âmbito do projecto relativo à História do Instituto Camões). A prossecução do estudo depende, sobretudo para o período a partir dos meados da década de 1960 e muito especificamente a partir de 1967, da investigação a realizar no acervo documental da actual FCT. Posto o que antecede, estruturou-se um projecto dedicado à organização e ao estudo do acervo documental de natureza histórica que pertence à FCT. Um projecto que pressupõe a realização do estudo orgânico-funcional das entidades a que foi pertencendo a documentação em causa (um pouco a história institucional da própria FCT, compreendendo os organismos que o antecederam e tendo em consideração aqueles, numerosos, a que deu origem ou a que está associada).
Outros Projectos
-
Coordenação: Rui Lopes
-
Coordenação: Jorge Custódio
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo, José Maria Brandão de Brito e Alice Cunha
-
Coordenação: Ana Isabel Queiroz
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Raquel Varela
-
Coordenação: Nuno Severiano Teixeira
-
Coordenação: Manuel Loff
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Luís Mendonça de Carvalho
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Victor Pereira
-
Coordenação: Irene Flunser Pimentel
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2019
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Super event man
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Quarta sessão do espaço de discussão em torno de livros e autores, que o IHC organiza em parceria com o Núcleo dos Estudantes de História da NOVA FCSH. Através
Ver mais
Detalhes do Evento
Quarta sessão do espaço de discussão em torno de livros e autores, que o IHC organiza em parceria com o Núcleo dos Estudantes de História da NOVA FCSH.
Através dos Livros #4:
A Monarquia Constitucional dos Braganças em Portugal e no Brasil (1822-1910)
Na quarta sessão, contamos com os autores Rui Ramos e Isabel Corrêa da Silva para apresentar o seu livro, A Monarquia Constitucional dos Braganças em Portugal e no Brasil (1822-1910) (Dom Quixote, 2018), seguida de um comentário de Pedro Cardim (CHAM — NOVA FCSH) e intervenções de estudantes e público.
ENTRADA LIVRE
Sobre o ciclo:
Num momento em que os sistemas de avaliação universitários tendem cada vez mais a premiar o artigo em revistas especializadas, queremos com esta iniciativa sublinhar a importância do livro (e da monografia em particular) como veículo por excelência para a difusão do saber histórico e, também, para o debate de ideias.
Neste espaço de discussão, daremos prioridade a obras recentes que correspondam a investigações originais e/ou sínteses que se proponham a desafiar ou rever paradigmas vigentes.
Tempo
(Quinta-feira) 3:00 pm - 5:30 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea e Núcleo dos Estudantes de História da NOVA FCSH

Detalhes do Evento
POR MOTIVOS DE DOENÇA DO PROF. KRANIAUSKAS, OS ENCONTROS FORAM CANCELADOS. Pedimos desculpa por qualquer incómodo causado. Dois encontros com John Kraniauskas, professor emérito da Birkbeck, University of London,
Ver mais
Detalhes do Evento
POR MOTIVOS DE DOENÇA DO PROF. KRANIAUSKAS, OS ENCONTROS FORAM CANCELADOS. Pedimos desculpa por qualquer incómodo causado.
Dois encontros com John Kraniauskas, professor emérito da Birkbeck, University of London, organizado pela linha temática Mediações Modernas.
Populismo e Políticas Literárias na América Latina
Dois encontros com John Kraniauskas
1. Workshop: “Thinking Populism, Thinking Eva-Peronism”
12 de Dezembro, 17h00, Sala 221 do Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH)
Com John Kraniauskas e moderação de José Neves (IHC — NOVA FCSH)
Entrada gratuita. Recomenda-se inscrição para o endereço hcspostcol@gmail.com para aceder aos textos de John Kraniauskas que servirão de partida à discussão.
2. Seminário Mediações Modernas: “Narrating History, Narrating the State”
13 de Dezembro, 10h00, Sala SE3 do Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH)
Com John Kraniauskas e moderação de Luís Trindade (IHC — NOVA FCSH)
No âmbito da reflexão em torno das relações entre história e ficção proposta pela linha temática Mediações Modernas, do Instituto de História Contemporânea, a apresentação debruçar-se-á sobre três romances latino-americanos – Yo el Supremo (Augusto Roa Bastos), Respiración artificial (Ricardo Piglia) e 2666 (Roberto Bolaño) – que John Kraniauskas analisará a partir do conceito de romance histórico, e portanto dos pontos de ligação entre história, a construção do Estado e a narração ficcional.
John Kraniauskas é Professor Emérito do Birkbeck College da Universidade de Londres. Especialista em estudos literários e culturais latino-americanos, o seu trabalho debruça-se igualmente sobre teoria cultural e filosofia política. Com uma obra influente tanto na Europa como nos Estados Unidos e América Latina, o trabalho de John Kraniauskas constitui uma oportunidade para repensar as relações entre o Estado e diferentes formas culturais e políticas.
Kraniauskas colabora regularmente para a revista Radical Philosophy e foi fundador e co-editor do Journal of Latin American Cultural Studies. Recentemente, publicou Capitalism and Its Discontents: power and accumulation in Latin-American Culture (2017); Políticas culturales: acumulación, desarrollo y crítica cultural (2016); Politicas Literarias: politica y acumulación en la cultura latino-americana (2012). Alguns dos seus trabalhos foram traduzidos para Japonês, Chinês, Coreano e Português.
De entre as suas publicações, destacam-se ainda: “El (pos)-marxismo politico: notas sobre Ernesto Laclau”, El ojo mocho, 2008; “The Cinematic State: Eva Perón as the Image of Peronism”, Verksted, 2008; “The Cultural Turn? On the Journal of Latin American Cultural Studies (1992-2004)”, Revista de Estudios Hispánicos, 2005; “Difference against Development: Spiritual Accumulation and the Politics of Freedom”, Boundary 2, 2005; “Gobernar es repoblar: sobre la acumulación originaria neo-liberal”, Revista Iberoamericana, 2003; “Eva-Peronismo, Literatura, Estado”, Revista de Crítica Cultural, 2002; “Translation and the Work of Transculturation”, Traces: A Multilingual Journal of Transnational Cultural Theory, 2000.
Tempo
(Quinta-feira) 5:00 pm - 8:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 221
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
Notícias
Cláudia Ninhos recebe financiamento exploratório da FCSH
Dez 10, 2019
O projecto exploratório “Os Trabalhadores Forçados Portugueses e Espanhóis no III Reich”, coordenado por Cláudia Ninhos, vai ser financiado pela NOVA FCSH.
Plataforma digital divulga história oral do cinema português
Nov 26, 2019
A plataforma Palavras em movimento — Testemunho Vivo do Património Cinematográfico foi lançada na passada semana por Raquel Rato.
Patrícia Lucas recebe Prémio Victor Sá de História Contemporânea
Nov 21, 2019
Patrícia Lucas foi premiada pela sua tese sobre partidos e política na Monarquia Constitucional.
CONTACTOS
HORÁRIO


