Rui Lopes
Cultura, Identidades e Poder
Contacto:
ruilopes@fcsh.unl.pt
Biografia
Rui Lopes doutorou-se em História Internacional na London School of Economics and Political Science (LSE) e é investigador do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH. Foi professor na LSE e na Goldsmiths, University of London. Trabalha sobre cultura na Guerra Fria, bem como sobre a dimensão internacional do Estado Novo e do colonialismo português, tendo publicado o livro “West Germany and the Portuguese Dictatorship, 1968–1974: Between Cold War and Colonialism” (Palgrave Macmillan, 2014) e variados artigos científicos.
É membro do conselho editorial da revista Práticas da História: Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past e coordenador do projecto “Amílcar Cabral, da História Política às Políticas da Memória”. Ao abrigo do programa Investigador FCT, está neste momento a pesquisar sobre a imagem de Portugal na ficção audiovisual ocidental ao longo da ditadura salazarista.
Áreas de Investigação
- Cinema
- Colonialismo
- Estado Novo
- Guerra Fria
Publicações destacadas
- Lopes, Rui. “An Oasis in Europe: Hollywood Depictions of Portugal during the Second World War ,” Journal of Contemporary History 52 (2017): 375-398. [PDF]
- Lopes, Rui. “‘A fabulous speck on the Earth’s surface’: Depictions of Colonial Macao in 1950s’ Hollywood,” Portuguese Studies 32 (2016): 72-87. [link]
- Lopes, Rui. “Accommodating and Confronting the Portuguese Dictatorship within NATO, 1970–4,” The International History Review 38 (2016): 505-526. [link]
- Lopes, Rui. West Germany and the Portuguese Dictatorship, 1968–1974. Between Cold War and Colonialism. Londres: Palgrave Macmillan UK, 2014. [link]
Projectos principais
- Coordenador do projecto “A ditadura e colonialismo portugueses na ficção audiovisual ocidental, 1933-1974” — Acolhido pelo IHC – NOVA FCSH e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Investigador FCT).
- Coordenador no projecto “Amílcar Cabral, da História Política às Políticas da Memória” — Acolhido pelo IHC e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/EPH-HIS/6964/2014).
Pesquisa
Agenda
novembro , 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Detalhes do Evento
Oitava edição do congresso que tem como objectivo a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea. VIII Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na
Ver mais
Detalhes do Evento
Oitava edição do congresso que tem como objectivo a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea.
VIII Congresso de História Local:
Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade
O VIII Congresso de História Local aspira acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso; assim, dá continuidade aos propósitos e dinâmicas iniciados em 2017, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente com a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretende continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local; por extensão, constitui-se como uma oportunidade para troca de experiências.
Do mesmo modo, os princípios subjacentes à organização do congresso fomentam a intervenção de estudantes de último ano de licenciatura e de primeiro de mestrado, com o intuito de obterem as primeiras experiências no meio académico.
O encontro de 2024 será acolhido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em parceria com o projecto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo: Contributos da História Local”. Seguindo o modelo dos eventos anteriores, esta edição contará com um painel exclusivamente dedicado à História deste município. Nesse sentido, convidam-se os historiadores, professores, investigadores e demais estudiosos da região a submeterem comunicações dedicadas à História de Vila Nova de Famalicão.
Chamada para comunicações
Convidam-se os interessados/as a apresentarem propostas de comunicação no domínio da história local, subordinadas à evolução analítica de comunidades e enquadradas pelas especificidades metodológicas e epistemológicas que caracterizam este campo de estudos. As propostas de comunicação sobre a História Local na contemporaneidade podem ser concebidas em torno dos seguintes eixos temáticos, sem exclusão de outros tópicos:
- Transformações sociais e culturais;
- Imprensa local;
- Dinâmicas laborais e conflituosidade social;
- Reflexões sobre a teoria e metodologias da História Local;
- A importância da História Local no ensino secundário e superior;
- Temas e trabalhos subordinados à história de uma região;
- História e Comunidade(s);
- Elite(s) e Personalidades;
- Municípios e Poder Local;
- Instituições e associações locais;
- Organização, resistência e violência política na história local;
- A história das mulheres em contexto local.
Seguindo o modelo dos eventos anteriores, esta edição contará com um painel exclusivamente dedicado à História deste município. Nesse sentido, convidam-se os historiadores, professores, investigadores e demais estudiosos da região a submeterem comunicações dedicadas à História de Vila Nova de Famalicão.
Envio de propostas
As propostas não deverão exceder os 3500 caracteres e contemplar o título do trabalho e uma biografia resumida do autor (máximo 750 caracteres). As comunicações aceites resultarão em apresentações de 15 minutos.
Línguas de trabalho: Português e Inglês (não haverá interpretação simultânea).
O painel júnior é exclusivo para alunos/as de último ano de licenciatura e primeiro ano de mestrado; neste caso, a apresentação das propostas de comunicação deverá observar o mesmo procedimento, mas serão avaliadas separadamente.
Todas as propostas deverão ser submetidas através do formulário disponível 🔗neste link.
Inscrições
A inscrição no congresso é individual e gratuita e deverá ser feita através do formulário disponível 🔗neste link até ao dia 8 de Novembro de 2024.
Calendarização
Submissão de propostas: 24 de Julho de 2024
Notificação de aceitação de propostas: 23 de Setembro de 2024
Divulgação do programa: 14 de Outubro de 2024
Prazo para inscrições: 8 de Novembro de 2024
Contacto: congressohistorialocal@gmail.com
Tempo
15 (Sexta-feira) 9:00 am - 16 (Sábado) 4:00 pm
Localização
Vila Nova de Famalicão
Vila Nova de Famalicão
Organizador
Várias instituições
Detalhes do Evento
O livro editado por Rui Lopes e Natalia Telepneva vai ser apresentado em Nova Iorque, no Remarque Institute da NYU, por Arne
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro editado por Rui Lopes e Natalia Telepneva vai ser apresentado em Nova Iorque, no Remarque Institute da NYU, por Arne Westad e Monique Bedasse.
Globalizing Independence Struggles of Lusophone Africa:
Anticolonial and Postcolonial Politics
O Rui Lopes vai estar à conversa com Arne Westad (Yale University) e Monique Bedasse (NYU), numa sessão de apresentação do livro que co-editou com Natalia Telepneva: Globalizing Independence Struggles of Lusophone Africa: Anticolonial and Postcolonial Politics (Bloomsbury, 2024).
Inscrições para a sessão presencial ou via Zoom são obrigatórias.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sexta-feira) 12:30 pm - 2:00 pm
Organizador
The Remarque Instituteremarque.institute@nyu.edu 60 5th Avenue — NY 10011, Nova Iorque
Notícias
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2024
Nov 13, 2024
O IHC preparou um conjunto de cinco actividades para a Semana da Ciência e Tecnologia
Paulo Catrica estreia filme no DocLisboa
Out 16, 2024
O filme “Vivi Nascosto Guido Guidi” é uma biografia visual do Guido Guidi
50 anos da revista ‘A Ideia’ em exposição
Out 11, 2024
António Cândido Franco foi um dos comissários