Novo projecto do IHC recolhe memórias do trabalho servil

Set 7, 2021 | Notícias

E se recontássemos a história do século XX a partir da história do trabalho servil?” Esta é a frase que nos introduz ao o site do novo projecto do IHC, “Memórias de Servidão – Arquivo de História do Trabalho Servil”, cujo objectivo é “funcionar como arquivo e plataforma digital de estudo e divulgação da história da condição servil, doméstica e hoteleira, buscando o registo oral e documental destas formas de trabalho.”

Aberto a todos e todas, dos investigadores à comunidade, este novo espaço digital do IHC quer-se constituir enquanto corpo vivo de memórias do trabalho servil, articulando passado e presente. Nele, foram já publicadas algumas entrevistas, como a Mariana Bonfim (nome fictício) que, com 90 anos de idade, ainda auxiliava a filha dos antigos patrões nos trabalhos domésticos; ou a Rosa Maria (nome fictício), que relata os castigos físicos de que foi vítima enquanto empregada doméstica.

A coordenação é de Inês Brasão (também docente no Instituto Politécnico de Leiria) e da equipa fazem parte Nuno Dias (DINAMIA’CET — ISCTE) e Manuel Abrantes (CESIS), bem como Daniel Alves e Joana Paulino (dando apoio logístico no quadro do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC).

Esperamos pelas vossas visitas e contributos em http://bit.ly/memoriasservidao!

Imagem: “The Maids“, Paula Rego (1987). Usada com autorização.