Joana Paulino

História, Território e Ambiente
Contacto:
joana_paulino40@hotmail.com
Biografia
Joana Paulino é licenciada e mestre em História, com especialização em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Nesta última etapa, elaborou a dissertação intitulada “A linha de Cascais: construção e modernização. Reflexos no turismo e no processo de suburbanização da cidade de Lisboa”. Tendo apresentado a mesma a concurso, venceu a 1ª edição do Prémio História de Cascais – Ferreira de Andrade (2015), atribuído pela Câmara Municipal de Cascais. A mesma dissertação deu ainda origem a múltiplas comunicações em encontros nacionais e internacionais e a artigos em actas e revistas com arbitragem científica.
Foi Bolseira de Iniciação Científica e Bolseira de Investigação em projectos do Instituto de História Contemporânea e no CHAM – Centro de Humanidades. Teve ainda uma Bolsa de Iniciação Científica num projecto desenvolvido no Centro de Estudos de História Contemporânea.
Actualmente frequenta o Doutoramento em História, especialização em História Contemporânea, na mesma instituição. Foi-lhe atribuída uma Bolsa de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref.: SFRH/BD/112019/2015) para elaboração da tese intitulada “O abandono infantil em Lisboa, antes e depois da extinção da roda dos expostos (1850-1910)”, orientada pelo Professor Doutor Luís Espinha da Silveira. No âmbito deste estudo de cariz social, de mentalidades e regional já realizou comunicações nacionais e internacionais, possui artigos publicados e venceu o 3º Prémio de Jovens Investigadores da Associação de Demografia Histórica (2016).
Áreas de Investigação
- História social e das mentalidades
- História da criança e da infância
- História urbana (Lisboa)
Publicações destacadas
- Paulino, Joana. “A política assistencial face aos expostos: estudo de caso do encerramento da roda dos enjeitados na Lisboa Oitocentista,” Revista de História da Sociedade e da Cultura 17 (no prelo).
- Paulino, Joana. “O abandono infantil na Lisboa da segunda metade do século XIX: os reflexos do encerramento da roda,” Revista de Demografía Histórica (no prelo).
- Paulino, Joana. A linha de Cascais: construção e modernização. Reflexos no turismo e no processo de suburbanização da cidade de Lisboa. Cascais: Câmara Municipal de Cascais, no prelo.
- Paulino, Joana Catarina Vieira. “Linha de Cascais: muito mais do que uma via-férrea turística, um estímulo à concentração populacional na faixa costeira por ela servida (1911-1944),” Revista de História da Sociedade e da Cultura 13 (2013): 361-380. [PDF]
Projectos principais
- Bolseira de investigação do projecto “Terras Além dos Mares: Direitos de Propriedade no Império Português Moderno” — Coordenado por José Vicente Serrão (ISCTE-IUL) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [PTDC/HIS-HIS/113654/2009]
- Colaboração no projecto “O Desenvolvimento das Infra-estruturas Europeias de Navegação, Estradas e Caminhos-de-Ferro: Um Sistema de Informação Geográfica para a História da Integração Europeia (1825-2005)” — Coordenado por Luís Espinha da Silveira e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. [INVENT/0001/2007]
- Colaboração no projecto “Enciclopédia Virtual da Expansão Portuguesa. Séculos XV a XVIII” — Coordenado por João Paulo Oliveira e Costa (CHAM – NOVA FCSH) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Casa de Bragança e Câmara Municipal de Lagos. [link]
Pesquisa
Agenda
março, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro de Fernando Rosas vai ser apresentado em Vila Franca de Xira, no Museu do Neo-Realismo, com moderação de António Carvalho.
Direitas Velhas, Direitas Novas
Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema‑direita na Europa ocidental do pós‑Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.
Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema‑direita herdeiras do fascismo paradigmático das décadas de 1930 e 1940, nos seus contextos históricos, económico‑sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema‑direita emergente.
Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas‑direitas reencontram‑se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente.
A sessão conta com a presença do autor e moderação de António Carvalho, co-curador da exposição Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich, patente no piso 1 do Museu do Neo-Realismo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Sábado) 4:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Museu do Neo-Realismomuseuneorrealismo@cm-vfxira.pt Rua Alves Redol, 45 — 2600-099 Vila Franca de Xira
Notícias
Teresa Pinto Coelho vence Prémio Grémio Literário com obra sobre Eça
Mar 20, 2025
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
Projecto TRANSMAT termina com conferência e exposição
Mar 14, 2025
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
Ricardo Pérez Haristoy em Lisboa
Mar 13, 2025
O vencedor do Prémio Amílcar Cabral estará em Lisboa na próxima semana