Inês Brasão
Economia, Sociedade, Património e Inovação
ibibrasao@gmail.com
Biografia
Inês Brasão é Professora de Sociologia no Instituto Politécnico de Leiria, desde 1999, e doutorada em Sociologia e Economia Históricas, desde 2010, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH).
Em 1997, foi distinguida com o Prémio Carolina Michaelis de Vasconcelos (CCF) pela sua dissertação na área de estudos sobre a mulher. Em 2011, obteve o Prémio Maria Lamas pela sua dissertação de doutoramento em torno de uma história do serviço doméstico em Portugal, assente em narrativas de criadas de servir. Editou nas áreas da sociologia da cultura, da sociologia do desporto e da sociologia da leitura, da história do trabalho e das mulheres e, mais recentemente, nas áreas da sociologia e história do Turismo. Entre outros livros, publicou O Tempo das Criadas (2012), Dons e Disciplinas do Corpo Feminino (1ª e 2ª edição revista), Hotel, Os Bastidores (2017) e Visões Cruzadas: um retrato da Lagoa de Óbidos (2015). Ultimamente, tem participado em projetos de divulgação da história das mulheres, de que se destaca a obra Fêmea, uma História Ilustrada das Mulheres.
É investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH).
Áreas de Investigação
- História social das mulheres
- História do trabalho
- História do turismo
Publicações destacadas
- Brasão, Inês & Ana Biscaia. Fêmea, uma história ilustrada das mulheres. Lisboa: Santillana / Público, 2019. [link]
- Brasão, Inês. Dons e Disciplinas do Corpo Feminino. Lisboa: Deriva / Le Monde Diplomatique, 2017. [link]
- Brasão, Inês. Hotel, Os Bastidores. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017. [link]
- Brasão, Inês. O Tempo das Criadas. A condição servil em Portugal (1940-1970). Lisboa: Tinta da China, 2012. [link]
Projectos principais
- Coordenadora da componente sociológica do projecto “Reconversão do Património e das Gentes do Mar: Projecto de I&D. Reconversão do Património Material e Simbólico” — Acolhido pelo Instituto Politécnico de Leiria e financiado pelo Programa Operacional Pesca 2007-2013 do Ministério da Agricultura e do Mar (31-04-01-FEP-0095). 2012-2013
- Investigadora no projecto “O Lugar do Discurso” — Coordenado por Margarida Acciaiuoli (NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4894/2012).
- Investigadora no projecto “Avaliação do Programa de Leitura Pública” — Promovido pela Inspecção-Geral das Finanças e o SOCINOVA — Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada. 2001-2002
- Investigadora no projecto “Sociologia da Leitura em Portugal no sec. XX” — Coordenado por Diogo Ramada Curto (na altura, no SOCINOVA; actualmente, IPRI) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/SOC/34719/1999).
Pesquisa
Agenda
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
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Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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