A Formação do Poder de Estado em Portugal: Processos de Institucionalização de 1890 a 1986
Coordenador:
José Neves
Financiamento:
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref. PTDC/HIS-HIS/104166/2008)
Duração:
Abril 2010 — Setembro 2013
Equipa:
Jorge Ramos do Ó, Joana Estorninho de Almeida, Luís Trindade, Ricardo Noronha, Victor Pereira, Marcos Cardão, Tiago Avó, Pedro Martins, Diogo Duarte, Diego Palacios Cerezales, Frederico Ágoas, Elisa Lopes da Silva
Outras instituições participantes:
Universidad Complutense de Madrid e Birkbeck, University of London
Objectivos alcançados pelo projecto:
- Foram identificados os processos mais decisivos para a constituição dos poderes de Estado no Portugal Contemporâneo, processos que se aproximaram independentemente da sua natureza temática e na medida em que constituíram, em conjunto, capítulos distintos mas complementares de uma narrativa mais vasta: a da construção do Portugal contemporâneo. Esta narrativa encontra-se consubstanciada, de forma mais sistemática, no livro The Making of Modern Portugal, editado por Luís Trindade em 2013 (Cambridge Scholars Publishing).
- A nível da análise dos domínios específicos da actuação do Estado, não apenas contribuiu para aprofundar o conhecimento dos domínios inicialmente indicados, como também foram investigadors domínios inicialmente pouco considerados no projecto; a este nível, devem ser destacados, nomeadamente, os contributos do projecto para o estudo das relações entre Estado e movimentos sociais. Estes contributos, em termos de publicações, encontram-se consubstanciados de forma mais visível no livro publicado Portugal à Coronhada – Protesto Popular e Ordem Pública no Portugal Contemporâneo (de Diego Palacios Cerezales, 2011) e no livro Estranhos Corpos Políticos – O Nascimento do Movimento Social em Portugal (também de Diego Palacios Cerezales, 2014).
- O projecto contribuiu para o estudo das relações entre Estado e Saberes, quer através das publicações realizadas (com destaque para o livro Estado, Ciência e Sociedade – Contributos para a História da Sociologia em Portugal (no prelo), quer da reunião de materiais que formam uma base de dados disponível a futuras investigações
(website Memory Bank for the Portuguese Bureaucracy). - O projecto contribuiu para o cruzamento entre alguns dos principais contributos bibliográficos no âmbito da História Social e da História do Poder e investigações relativas ao Portugal Contemporâneo, deste modo participando nos debates internacionais inscrevendo nos mesmos o caso português. A face mais visível deste trabalho é o livro Da Economia Moral da Multidão à Arte de Não Ser Governado – E.P.Thompson e James C. Scott na Ibéria (organizado por Diego Palacios Crezales, Fátima Sá e Melo Ferreira, José Neves, 2013).
Outros Projectos
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
-
Coordenação: Irene Flunser Pimentel
-
Coordenação: Victor Pereira
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Luís Mendonça de Carvalho
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Manuel Loff
-
Coordenação: Nuno Severiano Teixeira
-
Coordenação: Raquel Varela
-
Coordenação: coord
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Ana Isabel Queiroz
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo, José Maria Brandão de Brito e Alice Cunha
-
Coordenação: Jorge Custódio
-
Coordenação: Rui Lopes
-
Coordenação: Rita Luís
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
Segunda sessão:
Inês Ponte (ICS — Universidade de Lisboa)
Jorge Rivera (CHAIA — Universidade de Évora / IN2PAST)
Paulo Catrica (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Paulo Simões Rodrigues (CHAIA — Universidade de Évora / IN2PAST)
Ruy Blanes (CRIA — ISCTE / IN2PAST)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha

Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado na aldeia do Couço, na sua Casa do Povo, por Fernando Oliveira Baptista. Memórias da
Ver mais
Detalhes do Evento
A reedição do livro de Paula Godinho vai ser apresentado na aldeia do Couço, na sua Casa do Povo, por Fernando Oliveira Baptista.
Memórias da Resistência Rural no Sul – Couço (1958-1962)
Esta é uma reedição parcial da tese de doutoramento da autora, com um trabalho de campo feito durante no Couço e em diversos arquivos. Couço é uma povoação com uma história de resistência à ditadura e ao latifúndio. Paula Godinho interroga os mecanismos de transmissão da memória e a sua capacidade mobilizadora, sob o pano de fundo da luta de classes. Entre a Antropologia e a História, acompanha as rotinas de resistência, os momentos de acesa conflitualidade e de tremenda repressão, que tiveram como protagonistas as mulheres e homens do Couço, no concelho de Coruche, entre as eleições presidenciais de 1958 e as lutas pelo horário de oito horas, em 1962.
Tempo
(Sábado) 5:30 pm - 6:30 pm
Localização
Casa do Povo do Couço
Rua de Angola, 14 — 2100-320 Couço
Organizador
Âncora Editora e Casa do Povo do Couço
Notícias
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro