The Making of State Power in Portugal: Institutionalization Processes from 1890 to 1986

Coordeninator:
José Neves

Funding:
Foundation for Science and Technology (Ref. PTDC/HIS-HIS/104166/2008)

Duration:
April 2010 — September 2013

Team:
Jorge Ramos do Ó, Joana Estorninho de Almeida, Luís Trindade, Ricardo Noronha, Victor Pereira, Marcos Cardão, Tiago Avó, Pedro Martins, Diogo Duarte, Diego Palacios Cerezales, Frederico Ágoas, and Elisa Lopes da Silva

Other participating institutions:
Universidad Complutense de Madrid and Birkbeck, University of London

 

Main accomplishements:

  1. Foram identificados os processos mais decisivos para a constituição dos poderes de Estado no Portugal Contemporâneo, processos que se aproximaram independentemente da sua natureza temática e na medida em que constituíram, em conjunto, capítulos distintos mas complementares de uma narrativa mais vasta: a da construção do Portugal contemporâneo. Esta narrativa encontra-se consubstanciada, de forma mais sistemática, no livro The Making of Modern Portugal, editado por Luís Trindade em 2013 (Cambridge Scholars Publishing).
  2. A nível da análise dos domínios específicos da actuação do Estado, não apenas contribuiu para aprofundar o conhecimento dos domínios inicialmente indicados, como também foram investigadors domínios inicialmente pouco considerados no projecto; a este nível, devem ser destacados, nomeadamente, os contributos do projecto para o estudo das relações entre Estado e movimentos sociais. Estes contributos, em termos de publicações, encontram-se consubstanciados de forma mais visível no livro publicado Portugal à Coronhada – Protesto Popular e Ordem Pública no Portugal Contemporâneo (de Diego Palacios Cerezales, 2011) e no livro Estranhos Corpos Políticos – O Nascimento do Movimento Social em Portugal (também de Diego Palacios Cerezales, 2014).
  3. O projecto contribuiu para o estudo das relações entre Estado e Saberes, quer através das publicações realizadas (com destaque para o livro Estado, Ciência e Sociedade – Contributos para a História da Sociologia em Portugal (no prelo), quer da reunião de materiais que formam uma base de dados disponível a futuras investigações
    (website Memory Bank for the Portuguese Bureaucracy).
  4. O projecto contribuiu para o cruzamento entre alguns dos principais contributos bibliográficos no âmbito da História Social e da História do Poder e investigações relativas ao Portugal Contemporâneo, deste modo participando nos debates internacionais inscrevendo nos mesmos o caso português. A face mais visível deste trabalho é o livro Da Economia Moral da Multidão à Arte de Não Ser Governado – E.P.Thompson e James C. Scott na Ibéria (organizado por Diego Palacios Crezales, Fátima Sá e Melo Ferreira, José Neves, 2013).

 

Final Project Report (PT)

 

Other Projects

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h – 13.00h / 14.00h – 18.00h

SEARCH

Share This
X