João Miguel Almeida recebe Prémio Grémio Literário
Abr 27, 2023 | Notícias

A obra “D. Manuel II – A Biografia do Último Rei de Portugal”, da autoria de João Miguel Almeida e publicada pela Manuscrito, foi a vencedora do Prémio Grémio Literário 2022, entregue no passado dia 21 de Abril, aquando das comemorações dos 175.º aniversário do Grémio.
O júri considerou tratar-se “de uma obra que liga o rigor da investigação histórica à fluidez narrativa e que permite compreender a ligação entre histórias de vida pessoal e intrincadas intrigas políticas. Estas explicam o ambiente vivido e o percurso político de D. Manuel II, no seu breve reinado e depois no seu longo exílio, entre as várias facções monárquicas, bem como a lealdade que manteve para com Portugal.”
Além deste livro, também a colectânea “A Revolução de 1820. Leituras e Impactos”, da qual Daniel Alves foi um dos autores, recebeu uma menção honrosa. Os demais autores foram Miriam Halpern Pereira (quem recebeu o prémio), Ana Cristina Araújo, Daniel Alves, Jorge Fernandes Alves, José Luís Cardoso, Maria Alexandre Lousada e Zília Osório de Castro.
Em 2018, também as investigadoras do IHC Margarida M. Ramalho e Leonor Sá foram premiadas pela mesma instituição, com as obras “Thomaz de Mello Breyner – Relatos de uma Época. Do final da Monarquia ao Estado Novo” e “Infâmia e fama: o mistério dos primeiros retratos judiciários em Portugal 1869 –1895”, respectivamente.
Foto: © Grémio Literário
Outras notícias
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
-
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design...
-
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.
-
Irene Flunser Pimentel foi uma das personalidades agraciadas “pelo seu contributo notável à cultura”.
-
Miguel Carmo e José Filipe Costa foram argumentistas n'“O Riso e a Faca”
-
Exposição “Angola: Saberes em movimento” no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
-
A tese foi galardoada com o Prémio Francisco Canais Rocha para estudos sobre o movimento operário
-
Catarina Laranjeiro e Inês Vieira Gomes são as curadoras da exposição
-
A longa-metragem de ficção de José Filipe Costa vai estrear no Indie Lisboa
-
“Antes de ser independência foi luta de libertação” foi recentemente inaugurada no Museu do Aljube
-
Participou no Fórum da Sociedade Civil sobre o Combate ao Anti-Semitismo
-
Joana Dias Pereira integra o Comité Executivo da IFPH
-
SMS — Shared Memories of Solidarity foi seleccionado pela FCT
-
Comunidade na plataforma Zenodo, EU Open Research Repository e conjunto livros na OAPEN
-
Iniciativa de museologia colaborativa com Kanawayuri Marcello Kamaiurá e Auakamu Kamayurá
-
Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez
-
Conferência e exposição no Museu Municipal Santos Rocha
-
O vencedor do Prémio Amílcar Cabral estará em Lisboa na próxima semana
-
Nem só os estudantes “fazem Erasmus” noutros países
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Notícias
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Obra IHC-APIGRAF recebe prémio de design editorial
Jun 16, 2025
A obra sobre a história da indústria gráfica nacional foi galardoada com o prémio de Ouro na categoria Design Editorial — Livro.
Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025
O artigo de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025.