
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS — A imprensa, o Holocausto e o anti-semitismo nos media ibéricos (1933-1946), coordenado por Cláudia Ninhos, que assegura, assim, a continuidade dos seus estudos sobre o Holocausto.
O objectivo do projecto é fazer uma análise abrangente da cobertura jornalística do Holocausto em Portugal e Espanha, numa perspetiva transnacional e comparada. Abarca o período, entre 1933 (chegada de Hitler ao poder) e 1946 (fim dos Julgamentos de Nuremberga). Deste modo, pretende compreender o nível de informação que tinham os cidadãos portugueses e espanhóis, bem como as posições dos jornalistas ibéricos face à perseguição nazi aos judeus e ao Holocausto.
Além de Cláudia Ninhos, fazem parte da equipa multidisciplinar do projecto: Ansgar Schaefer (também do IHC), Celiana Azevedo (ICNOVA), Fernando Clara (IELT — NOVA FCSH), Marta Simó (Universitat Autònoma de Barcelona), Paula Ochôa (CHAM — NOVA FCSH) e Santiago López Rodríguez (Uppsala Centre for Holocaust and Genocide Studies). Giuseppe Motta (Università La Sapienza di Roma) e Martina Bitunjac (Moses Mendelssohn Center for European-Jewish Studies) são os consultores do projecto.
Com um orçamento próximo dos 60 mil euros, o projecto terá a duração de 18 meses.
Outras notícias
-
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
-
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
-
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Notícias
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas