Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica

Set 25, 2025 | Destaque, Notícias

A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS — A imprensa, o Holocausto e o anti-semitismo nos media ibéricos (1933-1946), coordenado por Cláudia Ninhos, que assegura, assim, a continuidade dos seus estudos sobre o Holocausto.

O objectivo do projecto é fazer uma análise abrangente da cobertura jornalística do Holocausto em Portugal e Espanha, numa perspetiva transnacional e comparada. Abarca o período, entre 1933 (chegada de Hitler ao poder) e 1946 (fim dos Julgamentos de Nuremberga). Deste modo, pretende compreender o nível de informação que tinham os cidadãos portugueses e espanhóis, bem como as posições dos jornalistas ibéricos face à perseguição nazi aos judeus e ao Holocausto.

Além de Cláudia Ninhos, fazem parte da equipa multidisciplinar do projecto: Ansgar Schaefer (também do IHC), Celiana Azevedo (ICNOVA), Fernando Clara (IELT — NOVA FCSH), Marta Simó (Universitat Autònoma de Barcelona), Paula Ochôa (CHAM — NOVA FCSH) e Santiago López Rodríguez (Uppsala Centre for Holocaust and Genocide Studies). Giuseppe Motta (Università La Sapienza di Roma) e Martina Bitunjac (Moses Mendelssohn Center for European-Jewish Studies) são os consultores do projecto.

Com um orçamento próximo dos 60 mil euros, o projecto terá a duração de 18 meses.

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X