Catarina Laranjeiro estreia filme no Doclisboa
Out 14, 2023 | Notícias

Fogo no Lodo, realizado por Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca vai estrear no Doclisboa — 21º Festival Internacional de Cinema, no dia 22 de Outubro, no Cinema São Jorge, estando a concurso na Competição Portuguesa.
O documentário retrata a localidade guineense de Unal, uma aldeia de cultivadores de arroz, cuja população desempenhou um papel crucial na luta de libertação contra o colonialismo português, na Guiné-Bissau, os primeiros a envolver-se na luta armada, mobilizando espíritos ancestrais, os Irãs. Ainda hoje, cada gesto do ciclo do arroz é assombrado pela memória da guerra, trauma também inscrito nos seus rituais, corpos, paisagem e música. Fogo no Lodo é, assim, uma abordagem envolvente a uma complexa dinâmica onde formas religiosas e turbulências políticas se cruzam e fundem, para reivindicar o futuro desta comunidade na Guiné-Bissau contemporânea.
Os realizadores, em nota de imprensa, contam que “a experiência histórica da aldeia de Unal no decorrer da guerra de libertação contra o colonialismo português na Guiné-Bissau foi o que nos levou a realizar o documentário”. O “interesse comum sobre a complexa experiência humana da guerra através do cinema, naquela geografia específica do sul da Guiné-Bissau” foi o que juntou Catarina e Daniel, neste projecto conjunto. “O filme tornou-se um projeto mais amplo sobre a memória da guerra de libertação, a atual tensão entre a comunidade e o estado, a complexa diversidade religiosa, e o trabalho nos arrozais que é um dos pilares económicos da comunidade.”
Além da sessão de estreia, na manhã do dia 25 de Outubro haverá uma outra projecção do documentário, desta feita na Culturgest, à qual se seguirá a sessão inaugural do ciclo 2023-2024 da Oficina de História e Imagem do IHC, onde o público terá a oportunidade de conversar com Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca sobre o processo de realização deste projecto que também foi de investigação.
O filme foi produzido por Rui Ribeiro, Elsa Sertório e Ansgar Schaefer (Kintop), com produção executiva de Catarina Laranjeiro e financiamento do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual (Ministério da Cultura).
Outras notícias
-
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português
Pesquisa
Oportunidades
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
António Cândido Franco homenageado pela Universidade de Évora
Dez 9, 2025
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português