Tratamento e organização do arquivo histórico do Comité Olímpico de Portugal
Coordenadoras:
Maria Fernanda Rollo (coordenação científica) e Rita Nunes
Financiamento:
Comité Olímpico de Portugal
Duração:
2013-
Equipa:
Paula Meireles, Lénia Pedro, Alda Namora
Resumo:
O tratamento e organização do arquivo histórico do Comité Olímpico de Portugal iniciou-se em finais de 2013 com acções de transporte para reacondicionamento, tratamento e organização, no sentido de tornar possível a sua disponibilização. Desde cedo foi possível perceber que documentação histórica e fundamental para se escrever a história do movimento olímpico em Portugal estava omissa. A documentação mais antiga encontrada refere-se a dois ofícios com data de 1915.
Os trabalhos iniciaram-se com a organização cronológica e a descrição documental. Para tal, foram utilizados os critérios de descrição normalizada ISAD-G e ODA diretamente no software ‘Archeevo’ adquirido especificamente para este projecto. Ao mesmo tempo realizaram-se acções de higienização e conservação da documentação, através da transferência das unidades de instalação para caixas de arquivo normalizadas acidfree. Por último, foi efectuada uma consulta de mercado no sentido de se encontrar o melhor parceiro para realizar o trabalho de digitalização da documentação.
Tendo como prioridade a criação de uma equipa interdisciplinar e com amplos e reconhecidos conhecimentos da área de arquivo, foi celebrado um protocolo com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desta forma, a coordenação global do projecto ficou sob a responsabilidade do COP e o IHC com a coordenação científica e a responsabilidade técnica do mesmo.
Outros Projectos
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
-
Coordenação: Irene Flunser Pimentel
-
Coordenação: Victor Pereira
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Luís Mendonça de Carvalho
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Manuel Loff
-
Coordenação: Nuno Severiano Teixeira
-
Coordenação: Raquel Varela
-
Coordenação: coord
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Ana Isabel Queiroz
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo, José Maria Brandão de Brito e Alice Cunha
-
Coordenação: Jorge Custódio
-
Coordenação: Rui Lopes
-
Coordenação: Rita Luís
Pesquisa
Agenda
julho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025