Victor Pereira contribui para nova exposição em Paris
Jul 5, 2023 | Notícias
Victor Pereira integrou a comissão que trabalhou na elaboração de uma proposta para a nova exposição permanente do Museu Nacional de História da Imigração, no Palais de la Porte Dorée, em Paris. Constituída por cerca de 45 historiadores e geógrafos, foi presidida por Patrick Boucheron (Collège de France) e Romain Bertrand (Sciences Po), trabalhando ao longo de dois anos (2017-2018).
Sob a nova direcção de Constance Rivière, a exposição foi inaugurada no mês passado e, ao longo de 1800 m2, naquele que foi o pavilhão principal da Exposição Colonial de 1931, combina notas históricas, documentários, objectos do quotidiano e arte, constituindo um caminho cronológico da história da imigração em França, desde 1685 (ano da publicação do Code Noir, que definia o estatuto dos negros em França, e da revogação do Édito de Nantes) até à contemporaneidade, passando pelo quotidiano dos refugiados portugueses na década de 1960.
Patrick Boucheron, em entrevista ao Libération, disse que o objectivo do novo museu era “mudar o olhar”, “zangar-se” com “uma percepção distorcida das realidades da imigração, tanto por ignorância como pelos efeitos do discurso político, que temos de enfrentar, em vez de tentar inventar uma nova lei de segurança declamatória de dez em dez meses!”. Após uma visita ao museu e em declarações ao mesmo jornal, Rima Abdul-Malak, Ministra da Cultura, enfatizou que “precisamos de mais sítios como este, onde as pessoas possam recuar na história, onde possam relacionar-se com estas migrações através de pedaços das suas vidas. Porque por detrás das estatísticas e da história com “h” maiúsculo, há vidas humanas.”
Além de ser o ponto de partida para a nova exposição, o trabalho da comissão também deu origem a um livro, uma caixa de ferramentas teórica, “Faire musée d’une histoire commune. Rapport de préfiguration de la nouvelle exposition permanente du Musée national de l’histoire de l’immigration” (Seuil, 2019), que incluiu três capítulos da autoria de Victor Pereira, focados na história dos bidonvilles, das regularizações na gare de Hendaia e na canção Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso.
Imagens da exposição gentilmente cedidas por Paulo Jorge Sousa Pinto.
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