Manuel Loff é o curador da exposição “Portugal-Espanha, 50 anos de Democracia”
Out 8, 2024 | Notícias

A exposição Portugal-Espanha, 50 anos de Democracia, que “aborda os processos da transição ibérica para a Democracia através de fontes iconográficas e documentais”, focando-se no final da década de 1970, teve curadoria científica do historiador Manuel Loff.
Iniciativa da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, em parceria com o Arquivo Nacional Torre do Tombo, vai ser inaugurada a 9 de Outubro, às 16h30, no Arquivo Nacional Torre do Tombo. A inauguração vai incluir um concerto do poeta e cantautor espanhol Manuel Gerena, ao qual se seguirá uma visita guiada por Manuel Loff.
Esta exposição surge no âmbito da “Programação Cultural Cruzada Portugal-Espanha – 50 anos de democracia”, uma colaboração entre instituições dos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros dos dois países. Vai estar patente até 31 de Janeiro de 2025, no Salão de Exposições do Arquivo Nacional Torre do Tombo, podendo ser visitada entre segunda-feira e sábado, das 9h30 às 19h30.
Outras notícias
-
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards -
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira -
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025 -
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS -
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades -
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015 -
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas -
RESONANCE é coordenado por Hélia Marçal -
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto -
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT -
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
IHC acolhe oito novos bolseiros e bolseiras de doutoramento
Nov 18, 2025
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes
Isabel Baltazar premiada no Reino Unido
Nov 17, 2025
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards

