Novo filme de José Filipe Costa estreia em Roterdão
Fev 7, 2025 | Notícias

Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar, a mais recente longa-metragem de José Filipe Costa, teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR), onde integrou a Big Screen Competition, uma secção “diversificada que faz a ponte entre o cinema popular, o clássico e o cinema de arte”.
Protagonizado por António Mota, o filme reinterpreta, a partir de factos reais, as últimas semanas de vida de António de Oliveira Salazar (1889-1970). Acamado e debilitado no Palácio de São Bento, Salazar está aos cuidados da governanta Maria de Jesus (Catarina Avelar) e do médico pessoal Eduardo Coelho (Guilherme Filipe), que tudo fazem para manter uma farsa na qual Salazar julga, em convalescença e até à morte, que ainda lidera o país. No site do IFFR, pode ler-se que o filme “transforma uma história verídica notável num drama convincente que navega habilmente pela política, pela alta sociedade e pelas frágeis ilusões que sustentam o poder. Momentos absurdos e satíricos pontuam este retrato de um homem agarrado a ilusões de poder num mundo que já não responde a ele.”
Em declarações ao The Hollywood Reporter, o realizador e investigador do IHC explicou que, o guião se baseou nos diários do médico pessoal de Salazar: “Os diários foram publicados num livro, mas teria sido impossível publicá-los durante a ditadura, porque ele era muito honesto. Diz que foi escutado pela polícia política e que também foi censurado. O médico do ditador estava sob censura! Portanto, o regime foi contra o seu próprio criador, e isso é uma caraterística muito fascista.” Contudo, à Lusa, José Filipe Costa ressalva que o filme é uma ficção que contém “muita imaginação, um lado de criação artística que tem a ver com tentar entrar numa bolha com laivos de claustrofobia que é ditada por estas personagens”.
Aguardamos ansiosamente pela sua estreia em Portugal!
Imagem: Fotograma do filme “Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar”
Outras notícias
-
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
-
RESONANCE é coordenado por Hélia Marçal
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas
Quarta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 17, 2025
Candidaturas abertas até 30 de Setembro
Projecto RESONANCE estuda performance no período revolucionário
Jul 16, 2025
RESONANCE é coordenado por Hélia Marçal