Joana Craveiro

Cultura, Identidades e Poder
Contacto:
thelivingmuseum.archivist@gmail.com
Página pessoal: Teatro do Vestido
Biografia
Joana Craveiro é directora artística do colectivo Teatro do Vestido, que fundou em 2001, e no qual dirigiu mais de 30 projectos até ao momento, tendo escrito a maioria deles e participado igualmente como actriz e co-criadora. É doutorada pela University of Roehampton, com a tese intitulada “A Live/Living Museum of Small, Forgotten and Unwanted Memories – Performing Narratives, Testimonies and Archives of the Portuguese Dictatorship and Revolution” (2017, FCT SFRH/BD/ 79644/2011); Mestre em Encenação pela Royal Scottish Academy of Music and Drama (2004); Licenciada em Antropologia pela FCSH da Universidade NOVA de Lisboa (2003); Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema (1997).
A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afectivas das cidades são algumas das questões a partir das quais tem trabalhado e investigado.
Foi docente nas seguintes instituições: Escola Superior de Artes e do Design (2007-2017); Universidade de Évora (2009); Chapitô EPAOE (2007); Escola Superior de Teatro e Cinema (2004-06); Royal Scottish Academy of Music and Drama (2004).
Áreas de Investigação
- Teatro e memória
- Teatro documental
- História oral
- Estudos da memória
Publicações destacadas
- Craveiro, Joana. “Que Teatro é Este – Pensamento e Processo de Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas,” Sinais de Cena 1 (2016). [link]
- Craveiro, Joana, ““A Living Museum of Small, Forgotten and Unwanted Memories”: Performing Oral Histories of the Portuguese Dictatorship and Revolution,” in Memory, Subjectivities, and Representation: Approaches to Oral History in Latin America, Portugal, and Spain, editado por Rina Benmayor, María Eugenia Cardenal de la Nuez e Pilar Domínguez Prats, 207-229. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2016. [link]
- Craveiro, Joana, “Acerca do Processo de Trabalho em Pássaro, a partir de Maeterlinck,” in Tradução, Dramaturgia, Encenação II, organizado por Christine Zurbach e José Alberto Ferreira. Lisboa: Editora Licorne, 2015. [link]
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Seminário de apresentação do projecto de doutoramento de Roque Sanfiz Arias, investigador visitante no IHC, sobre os vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX. Da inovação
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Detalhes do Evento
Seminário de apresentação do projecto de doutoramento de Roque Sanfiz Arias, investigador visitante no IHC, sobre os vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX.
Da inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritária:
O caso da Galiza (1882-1982) – e de Portugal?
Roque Sanfiz Arias (HISTAGRA / CISPAC — USC)
Seminário de apresentação e discussão do projecto de doutoramento em curso “Inovação na agricultura atlántica, Galicia 1882-1982”, conduzida por Roque Sanfiz Arias, investigador de doutoramento do HISTAGRA / Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais (CISPAC), Universidade de Santiago de Compostela, e investigador visitante no IHC.
A adopção de inovações na agricultura teve e tem consequências sociais, ambientais e económicas. Nesta apresentação procura-se compreender, em termos históricos, como as inovações biológicas, técnicas e sociais se desenvolveram, quais foram as suas consequências e por que razão foram adoptadas ou rejeitadas pelos agricultores. O objectivo desta investigação é demonstrar a existência de vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX e explorar os momentos de mudança. O primeiro modelo é o da agricultura biológica, em que os camponeses, os técnicos, as instituições e o mercado tinham de dialogar para introduzir inovações. A Guerra Civil espanhola pôs termo a este modelo e o regime tentou impor um modelo de inovação baseado no totalitarismo e no controlo social. A partir dos anos 1950, o modelo de desenvolvimento agrário da Revolução Verde foi difundido por toda a Europa. Na Galiza, este modelo de inovação impôs-se, gerando relações muito desiguais entre instituições, mercado e agricultores. Paralelamente, a investigação visa ainda explorar os intercâmbios entre técnicos galegos e portugueses e as formas de inovação na agricultura portuguesa. O objectivo é estabelecer um marco comparativo para questionar como as mudanças se desenvolveram em dois espaços com condições similares, regimes políticos semelhantes e relações internacionais distintas.
Organização: IHC e CICS.NOVA
Tempo
(Terça-feira) 12:00 pm - 1:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea e CICS.NOVA — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
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