Exposição sobre Amílcar Cabral chega à Guiné-Bissau
Nov 17, 2023 | Notícias

A exposição dedicada à história e legados de Amílcar Cabral, que esteve patente em Lisboa entre Março e Junho deste ano, com curadoria científica de José Neves e Leonor Pires Martins, foi ontem inaugurada no Palácio Presidencial em Bissau. Desta feita, o investigador Victor Barros foi o cicerone da visita inaugural, que contou com presença dos Presidentes da República e dos Primeiros-Ministros da Guiné-Bissau e de Portugal.
Em comunicado de imprensa, a Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, realçou que “as peças integrantes da exposição constituem uma oportunidade para homenagear Amílcar Cabral, uma destacada e multifacetada figura do século XX, enquanto líder político e engenheiro agrónomo e activista cultural, tendo contribuído decisivamente para a independência da República da Guiné-Bissau e da República de Cabo Verde e para a restauração do regime democrático em Portugal.”
Tal como em Lisboa, a iniciativa foi da Comissão Executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, contando agora também com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Embaixada de Portugal em Bissau e das Autoridades Guineenses. O projeto de arquitectura foi, novamente, da autoria de Miguel Fevereiro & Ricardo Santos Arquitetos; o design de Vera Tavares.
Outras notícias
-
Foram atribuídos oito novos contratos de investigação ao IHC.
-
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
-
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
Pesquisa
Oportunidades
Bolsas de Investigação para Doutoramento — PALOP + TIMOR LESTE
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2023
Notícias
CEEC: IHC recebe oito novos contratos da FCT
Dez 5, 2023
Foram atribuídos oito novos contratos de investigação ao IHC.
Universidade do Minho atribui Menção Honrosa a José Miguel Ferreira
Nov 24, 2023
A tese de José Miguel Ferreira recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Victor Sá de História Contemporânea.
“Onde está o Pessoa?” recebe Menção Honrosa em Coimbra
Nov 22, 2023
O filme-ensaio de Leonor Areal foi agraciado com uma menção honrosa no festival Caminhos do Cinema Português.
CONTACTOS
HORÁRIO


