outubro, 2021

13out6:00 pm8:00 pmImagem e políticaSeminário Luís Espinha da Silveira6:00 pm - 8:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, sala 117, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do cartaz do seminário “História, Território e Ambiente: Seminário Luís Espinha da Silveira sobre o Longo Século XIX”

Terceira sessão do seminário doutoral História, Território e Ambiente: seminário Luís Espinha da Silveira sobre o Longo Século XIX. Com Paulo Jorge Fernandes.

#3: Imagem e política: imprensa satírica, cartazes, panfletos

Orador: Paulo Jorge Fernandes (IHC — NOVA FCSH)

Sobre o seminário:

O seminário “História, Território e Ambiente: Seminário Luís Espinha da Silveira sobre o Longo Século XIX” aborda questões e problemáticas, resultantes de investigações sobre o longo século XIX português, numa perspectiva comparada com outros países.
Este seminário encontra-se organizado sob a forma de um ciclo de conferências.
Tratando-se de um seminário que pretende homenagear a memória e legado do fundador do grupo e co-fundador do Instituto de História Contemporânea, os temas apresentados reflectem os objectos de estudo de interesse de Luís Espinha da Silveira, bem como os trabalhos que acompanhou ao longo do seu percurso académico enquanto Professor, Orientador e Investigador.

Este curso, organizado pelo grupo de investigação “História, Território e Ambiente” do IHC, contará ainda com uma sessão de encerramento na modalidade de mesa-redonda, para a qual serão convidados investigadores de várias universidades portuguesas e estrangeiras para debater os contributos de Luís Espinha da Silveira.

>> 📎 PROGRAMA COMPLETO (PDF) <<

>> 🔗 INSCRIÇÕES (Vagas limitadas) <<

Organização: Cristina Joanaz de Melo, Daniel Alves, Joana Paulino, Paulo Jorge Fernandes e Pedro Urbano (IHC — NOVA FCSH)

Modelo das sessões:

Apresentação (45-50 min)
Intervalo (10 min)
Discussão do tema apresentado a partir de textos previamente enviados para o efeito (60 min)

Avaliação:

Trabalho final, a combinar com o professor da sessão relacionada com o tema, acerca da temática de uma das sessões do seminário
Entrega: 14 de Janeiro de 2022
35000-40000 caracteres com espaços, sem notas e sem bibliografia.

Contacto: seminariohta@fcsh.unl.pt

Cartaz do seminário “História, Território e Ambiente: Seminário Luís Espinha da Silveira sobre o Longo Século XIX”

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, sala 117