abril, 2021

16abr6:00 pm7:30 pmPatrimónio CientíficoDia Internacional dos Monumentos e Sítios6:00 pm - 7:30 pm Canal YouTube do IHC, https://www.youtube.com/IHChistoryTipologia do Evento:Outros

Fotografia de uma mulher a manipular instrumentos num laboratório de química do Instituto de Investigação Científica Tropical

Iniciativa integrada no programa nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e dedicada ao património científico.

Património Científico: Complexos, Diversos e Enfim Reconhecidos

A Direcção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, convidou as instituições nacionais a promoveram acções sobre o património cultural, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob o tema Passados Complexos: Futuros Diversos. O pólo da Universidade de Évora do IHC responde a esse desafio com esta iniciativa, dirigida a todo o público que tenha interesse ou curiosidade sobre o património científico e queira conhecer melhor o trabalho desenvolvido no grupo de investigação em Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica. Com ela, queremos também contribuir para o Programa Ciência no Património Cultural, lançado pelos Ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no passado mês de Fevereiro.

Será transmitido em directo no canal Youtube do IHC.

Intervenções:

Maria de Fátima NunesEnquadramento e comentário sobre o património da Medicina (Colina da Saúde – Colina do Liberalismo)
Quintino LopesLaboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra como Património
Ema PiresPatrimónios rurais e “ciência invisível da ruralidade”: pessoas, histórias e objetos
Cristina Marques — Química – Os instrumentos e Ensino de Química
Ana Cristina MartinsO templo romano de Évora: utilizações e apropriações contemporâneas
Mariana Galera SolerObjetos de história natural ou essa tal Naturalia

Cartaz do encontro "Património Científico: Complexos, Diversos e Enfim Reconhecidos"

Imagem: Laboratório de Química. Sector de matéria orgânica. Determinação de azotos (Fonte: Instituto de Investigação Científica Tropical)

(Sexta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Canal YouTube do IHC

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évoracehfc@uevora.pt Largo dos Colegiais, 2 — 7000-812 Évora