dezembro, 2021

15dez6:00 pm7:30 pmO Longo Século XIXHomenagem a Luís Espinha da Silveira6:00 pm - 7:30 pm Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83 — 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Outros

Detalhe do cartaz da sessão de homenagem

Sessão de homenagem a Luís Espinha da Silveira, que encerra o seminário doutoral História, Território e Ambiente: seminário Luís Espinha da Silveira sobre o Longo Século XIX.

O Longo Século XIX: A Historiografia de Luís Espinha da Silveira
Homenagem a Luís Nuno Espinha da Silveira: 44 anos de História na NOVA FCSH

Programa:

18.00 Abertura
18.10 Acolhimento aos convidados e participantes
18.15 – 19.15 Mesa Redonda: “O longo século XIX, historiografia de Luís Espinha da Silveira Conversas a propósito dela
19.20 Momento Musical – Nikolai Lalov
19.25 Encerramento

A mesa-redonda contará com intervenções de Paulo Jorge Fernandes, Maria de Fátima Sá, Germán Rueda, Amélia Andrade, Pedro Cardim, Nuno Gonçalo Monteiro, Maria Alexandre Lousada, José Luís Cardoso, Pedro Rei e Pedro Tavares de Almeida.

Nota:

As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edifício, apresentação de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.

Sobre o seminário:

O seminário “História, Território e Ambiente: Seminário Luís Espinha da Silveira sobre o Longo Século XIX” aborda questões e problemáticas, resultantes de investigações sobre o longo século XIX português, numa perspectiva comparada com outros países.
Este seminário encontra-se organizado sob a forma de um ciclo de conferências.
Tratando-se de um seminário que pretende homenagear a memória e legado do fundador do grupo e co-fundador do Instituto de História Contemporânea, os temas apresentados reflectem os objectos de estudo de interesse de Luís Espinha da Silveira, bem como os trabalhos que acompanhou ao longo do seu percurso académico enquanto Professor, Orientador e Investigador.

Este curso, organizado pelo grupo de investigação “História, Território e Ambiente” do IHC, contará ainda com uma sessão de encerramento na modalidade de mesa-redonda, para a qual serão convidados investigadores de várias universidades portuguesas e estrangeiras para debater os contributos de Luís Espinha da Silveira.

Organização: Cristina Joanaz de Melo, Daniel Alves, Joana Paulino, Paulo Jorge Fernandes e Pedro Urbano (IHC — NOVA FCSH)

Contacto: seminariohta@fcsh.unl.pt

Cartaz da sessão de homenagem "O Longo Século XIX: A Historiografia de Luís Espinha da Silveira". 15 de Dezembro de 2021, 18 horas, Biblioteca Nacional de Portugal

(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm