outubro, 2021

14out(out 14)10:00 am15(out 15)6:00 pmI Encontro IHC GenLab10:00 am - 6:00 pm (15) Colégio Almada Negreiros e Museu do AljubeTipologia do Evento:Encontro

Imagem ilustrativa do I Encontro IHC GenLab

Apresentação pública do recém-criado IHC GenLab: Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género no Instituto de História Contemporânea.

I Encontro IHC GenLab:

Nos dias 14 e 15 de Outubro, terá lugar a apresentação pública do recém-criado IHC GenLab: Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género.

O IHC GENLAB é um espaço de encontro transversal no IHC, aberto a investigadoras e investigadores cujos trabalhos se centrem em (ou se interseccionem com) questões de género, sexualidades, família, entre outras.

Durante dois dias, iremos trabalhar e discutir em vários formatos e sob perspectivas diferentes. Contamos com a vossa presença!

Será necessária inscrição para assistir presencialmente às sessões no CAN, para receber os textos de leitura indispensável à participação do seminário de discussão de dia 15 e para os turnos de visita à exposição no Museu do Aljube.

A inscrição deve ser feita enviando um email para genlab@fcsh.unl.pt até dia 10 de Outubro.

Organização:
Caterina Cucinotta, Elisabetta Girotto, Giulia Strippoli, Joana Matias, Pedro Urbano, Raquel Afonso e Rita Luís

PROGRAMA (📎 PDF):

14 de Outubro — Colégio Almada Negreiros (CAN), NOVA FCSH Campus Campolide | Manhã: Auditório 224 / Tarde: sala 217

10h00-10h30 Apresentação do IHC GenLab

10h30-12h30 Projeção do documentário ‘Outras Cartas ou o amor inventado‘, de Leonor Noivo (2012), seguida de conversa com a realizadora.
Moderação de Elisabetta Girotto (IHC) e Caterina Cucinotta (IHC)

16H30-18h00 Desafios no Estudo dos Feminismos em Portugal – À Conversa com Daniela Melo (Boston University).
Moderação de Giulia Strippoli (IHC)

Chamamos a atenção para a apresentação da Isabel Freire (ICS — Universidade de Lisboa) “A revolução na imprensa portuguesa (1968-1978): o que não passou por aqui” no âmbito do seminário Histórias Globais da Revolução de 1974-1975. Será dia 14 de Outubro, das 14h30 às 16h30, uma óptima ocasião de debate antes da conversa com a Daniela Melo.

15 de Outubro — CAN  |  Sala 217

10h30-13h00 Seminário de discussão em torno do trabalho de Judith Butler com pê feijó (Universidade da Califórnia em Berkeley) e Joana Matias (IHC)

15 de Outubro — Museu do Aljube (visita de 45 minutos em 2 grupos de máx. 12 pessoas)

16h00-18h00 Visita à exposição “Mulheres e Resistência – “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas“, orientada por Rita Rato (curadora).

Cartaz do I Encontro IHC GenLab. 14 e 15 de Outubro de 2021. Colégio Almada Negreiros e Museu do Aljube, Lisboa

14 (Quinta-feira) 10:00 am - 15 (Sexta-feira) 6:00 pm

Colégio Almada Negreiros e Museu do Aljube

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora