Biografia

Ansgar Schaefer é investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa. Ao mesmo tempo, trabalha como guionista, produtor e realizador de documentários cinematográficos

Em 1986 licenciou-se em Ciências Políticas e Germânicas pela Universidade de Trier (Alemanha), tendo realizado em 2002 o mestrado em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa. Doutorou-se em 2014 na mesma Faculdade com uma tese sobre o inter-relacionamento entre História e Documentário Cinematográfico.

Os seus campos de investigação são as relações políticas, económicas e sociais entre a Alemanha Nazi e o Estado Novo bem como o Cinema e a História sobretudo na sua vertente do discurso do Império Colonial no documentário cinematográfico. Actualmente é vice-coordenador de um projecto de investigação sobre os trabalhadores forçados na Alemanha Nazi de nacionalidade portuguesa.

É co-fundador da produtora Kintop onde tem estado envolvido na qualidade de produtor e investigador na produção e pré-produção de uma dezena de documentários.

Áreas de Investigação

  • Relações políticas, económicas e sociais entre a Alemanha Nazi e o Estado Novo
  • Trabalho forçado, cinema e História
  • Colonialismo

Publicações destacadas

  • Schaefer, Ansgar. “Imagens de A Guerra. Interacção entre os discursos visual e verbal na série de Joaquim Furtado,” Práticas da História 1 (2015): 33-60. [link] 🔓
  • Schaefer, Ansgar. Portugal e os refugiados judeus provenientes do território alemão. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. [link] 🔓
  • Schaefer, Ansgar, “Angola. Decisão de Continuar. Um documentário histórico à espera de ser exumado,” in O Eterno Retorno: estudos em homenagem a António Reis, coordenado por Maria Inácia Rezola e Pedro Aires Oliveira. Lisboa: Campo de Comunicação, 2013.
  • Schaefer, Ansgar. “Angola – A Terra Prometida. Os projectos para uma colonização israelita de Angola,” História Ano XVII Nova Série 9 (1995).

Projectos principais

  • Investigador no projecto “Portuguese inmates in Nazi Concentration Camps” — Coordenado por Fernando Rosas e Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  • Investigador no projecto “Trabalhadores Forçados Portugueses no Terceiro Reich” — Coordenado por Fernando Rosas e Financiado pela Fundação EVZ – Erinnerung, Verantwortung, Zukunft (Memória, Responsabilidade, Futuro) e pelo Goethe-Institut Portugal.

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X