Vítor Oliveira Jorge

Economia, Sociedade, Património e Inovação
Contacto:
vitor.oliveirajorge@gmail.com
Biografia
Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa (onde se inscreveu como estudante no ano lectivo de 1965/66) em Julho de 1972, com uma dissertação no âmbito da arqueologia, sobre o Paleolítico Inferior e Médio do Sul de Portugal (20 valores), obtendo a classificação final de licenciatura de 18 valores. Foi assistente da Universidade de Luanda (Cursos de Letras – Sá da Bandeira – actual Lubango) de Janeiro de 1973 a Setembro de 1974, e assistente da Universidade do Porto (Faculdade de Letras) de Setembro de 1974 a Outubro de 1982. Em Outubro de 1982 doutorou-se em Pré-história e Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com uma tese sobre o megalitismo do Norte de Portugal, tendo obtido a classificação máxima. Em 1984 concorreu e foi aprovado no concurso para professor associado de História da Faculdade de Letras do Porto. Em Junho de 1989 prestou provas de Agregação em História (Pré-história e Arqueologia) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido aprovado por unanimidade. Em Maio de 1990, após ter sido aprovado no respectivo concurso, tomou posse como professor catedrático de nomeação definitiva da Faculdade de Letras da U. P., cargo que exerceu até Junho de 2011, data em que se aposentou.
Áreas de Investigação
- Arqueologia
- Património cultural
- Antropologia cultural/social
- Teoria da história
Publicações destacadas
- Jorge, Vítor Oliveira. Fragmentos, Memórias, Incisões. Novos contributos para pensar a arqueologia como um domínio da cultura. Lisboa: Edições Colibri / IELT, 2006. [link]
- Jorge, Vítor Oliveira. Vitrinas Muito Iluminadas. Porto: Campo das Letras, 2005.
- Jorge, Vítor Oliveira. A Irrequietude das Pedras. Porto: Edições Afrontamento, 2003.
- Jorge, Vítor Oliveira. Olhar o Mundo como Arqueólogo. Coimbra: Quarteto Editora, 2003.
- Jorge, Vítor Oliveira. Arqueologia, Património e Cultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. [link]
Projectos principais
- Co-coordenador do estudo arqueológico do Sítio Pré-histórico de Castanheiro do Vento (Vila Nova de Foz Côa). 1998-
- Coordenador do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira (Baião-Amarante-Marco de Canaveses). 1978-1990
Pesquisa
Agenda
outubro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
O livro de João Miguel Almeida vai ser apresentado na Universidade Aberta, em Lisboa, por António Matos Ferreira e Guilherme d’Oliveira Martins. Católicos e Política
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro de João Miguel Almeida vai ser apresentado na Universidade Aberta, em Lisboa, por António Matos Ferreira e Guilherme d’Oliveira Martins.
Católicos e Política na Crise do Liberalismo: O Percurso de António Lino Neto (1873-1934)
O presente livro é uma biografia de contexto de António Lino Neto (1873 – 1961), uma figura central nas polémicas, afrontamentos, negociações e impasses em torno da questão religiosa no período final da I República, após a Grande Guerra, período em que foi Presidente do Centro Católico Português, do qual se demitiu em 1934, quando o Estado Novo se encontrava numa fase de consolidação. A intervenção pública de António Lino Neto é contextualizada nas fases políticas que o Estado português atravessa ao longo da crise do liberalismo: monarquia constitucional (1890 – 1910), I República (1910 – 1926), Ditadura Militar (1926 – 1933) e inícios do Estado Novo (1933 e 1934). A par da evolução política portuguesa, as relações entre a Igreja Católica e o Estado português são analisadas tendo em consideração as mudanças de orientação dos pontificados de Leão XIII, Pio X, Bento XV e Pio XI em resposta às profundas transformações sociais, económicas, políticas e culturais no mundo católico europeu na passagem da Belle Époque para a «Era dos Extremos».
A sessão de apresentação contará com a presença do autor e dos professores António Matos Ferreira e Guilherme d’Oliveira Martins, que apresentam o livro, bem como de Afonso Reis Cabral, Administrador Executivo da INCM, e Duarte Azinheira, Diretor de Edição e Cultura da INCM.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Imprensa Nacional e Universidade Aberta

Detalhes do Evento
O novo livro de Victor Pereira, que compila e introduz um texto de Alberto Oliveira Martins, vai ser apresentado na Librairie Chandeigne & Lima - À
Ver mais
Detalhes do Evento
O novo livro de Victor Pereira, que compila e introduz um texto de Alberto Oliveira Martins, vai ser apresentado na Librairie Chandeigne & Lima – À Propos, em Paris, com a presença de Joaquim Oliveira Martins.
Les carnets d’Alberto: de Porto à la guerre d’Espagne
No crepúsculo da sua vida, Alberto pega na máquina de escrever que o filho lhe ofereceu e escreve de uma só vez a história da sua vida, marcada pelos estrondos do início do século XX. Sem o ter procurado, este português nascido em 1915 participou, de facto, na Guerra Civil Espanhola, defendeu a República, foi internado num campo no Sul de França e acabou por ser preso ao regressar ao seu país de origem. O seu testemunho é raro: embora milhares de portugueses tenham combatido durante a Guerra Civil Espanhola, apenas um punhado deles escreveu sobre este conflito que apaixonou o mundo inteiro. Além disso, ao contrário de muitos combatentes que pegaram na caneta, Alberto não escreve para ajustar contas ou justificar a sua posição. Não procura dizer quem tinha razão entre os comunistas, os anarquistas, os republicanos e os socialistas. Conta esta guerra à escala humana, sem a idealizar. Tal como Fabrice Del Dongo em Waterloo, Alberto não oferece um relato que se sobreponha à guerra nem mesmo à sua própria existência.
Para contextualizar o seu percurso e compreender as suas reconstruções memorialistas, o historiador Victor Pereira realizou uma investigação nos arquivos franceses, espanhóis e portugueses. De facto, encontram-se vestígios da vida de Alberto Oliveira Martins em caixas espalhadas por estes três países, o que permite situar a sua experiência num contexto mais amplo: o Portugal pobre que viu instalar-se uma ditadura militar em 1926, uma Segunda República espanhola dividida, a famosa coluna Durruti que reuniu numerosos anarquistas catalães e aragoneses, os tormentos da retirada e dos campos do Sudoeste de França, as prisões do Estado Novo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Terça-feira) 7:00 pm - 8:00 pm
Organizador
Éditions Chandeigne & Limacontact@editionschandeigne.fr 10 rue Tournefort 75005 Paris (França)
Notícias
A História está na Escola! — Programa escolar do IHC para 2026/2027
Out 12, 2026
O Programa de História na Esfera Pública do IHC retoma o projecto neste ano lectivo
IHC vai acolher 13 novos contratos CEEC da FCT
Out 9, 2026
Seis na categoria de Investigador Júnior e sete na categoria Investigador Auxiliar
IHC apoia exposição sobre a Guerra Civil de Espanha
Set 24, 2026
Exposição será inaugurada a 29 de Setembro na FCSH